sicnot

Perfil

Mundo

Reunião da NATO na terça-feira a pedido da Turquia

Os embaixadores dos 28 países-membros da NATO vão reunir-se na terça-feira, a pedido da Turquia, para debater a crescente tensão entre Ancara e os rebeldes curdos e o grupo terrorista Estado Islâmico, foi hoje anunciado.

© Stringer Turkey / Reuters

A Turquia "pediu esta reunião dada a gravidade da situação, após a situação dos odiosos atentados terroristas dos últimos dias e para informar os aliados das medidas que está a tomar", precisa o comunicado da Aliança Atlântica.

"Os aliados da NATO seguem de muito perto as evoluções e estão solidários com a Turquia", acrescenta.

Ancara invocou o artigo 4.º do Tratado da Aliança Atlântica, que permite a um dos membros pedir consultas quando considera "existir uma ameaça à integridade territorial, independência política ou segurança", indica o comunicado

Os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) reivindicaram hoje um atentado que matou dois soldados turcos, em represália aos ataques aéreos turcos contra as bases da organização no norte do Iraque, pondo fim à trégua existente desde 2013.

Esta escalada da tensão entre o governo islamita-conservador turco e os rebeldes curdos surge quando Ancara passou a uma ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

A força aérea turca bombardeou várias vezes posições do EI em território sírio, em resposta ao atentado suicida, atribuído aos 'jihadistas', em Suruç (sul), a 20 de julho, no qual morreram 32 pessoas e uma centena ficou ferida.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC