sicnot

Perfil

Mundo

Mais 290 pessoas alegadamente ligadas a organizações terroristas detidas na Turquia

A polícia turca deteve 290 pessoas numa nova fase da operação iniciada na sexta-feira contra o grupo Estado Islâmico (EI), o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e outras células marxistas, informou hoje a agência noticiosa turca, Anatólia.

© Murad Sezer / Reuters

A detenção destas pessoas "eleva para 1.050 o total de detidos na operação", divulgou hoje em comunicado o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, na sua página na Internet.

Segundo os números apresentados pela Anatólia, os detidos provêm maioritariamente da esquerda curda, tanto do sudeste do país como das cidades de Istambul, Izmir e a capital, Ancara, onde foram presos mais 15 suspeitos de ligações ao EI, entre os quais 11 cidadãos estrangeiros.

Diversas detenções tiveram ainda lugar em Istambul, referiram vários órgãos de comunicação local, tendo a CNNTurk salientado que polícias à paisana prenderam violentamente em Esmirna três jovens que se manifestavam com um cartaz onde se lia "Lutamos pela paz".

Nessa detenção foi ainda preso um transeunte que pediu moderação aos agentes da polícia, acrescentou a emissora.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.