sicnot

Perfil

Mundo

Mais 290 pessoas alegadamente ligadas a organizações terroristas detidas na Turquia

A polícia turca deteve 290 pessoas numa nova fase da operação iniciada na sexta-feira contra o grupo Estado Islâmico (EI), o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e outras células marxistas, informou hoje a agência noticiosa turca, Anatólia.

© Murad Sezer / Reuters

A detenção destas pessoas "eleva para 1.050 o total de detidos na operação", divulgou hoje em comunicado o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, na sua página na Internet.

Segundo os números apresentados pela Anatólia, os detidos provêm maioritariamente da esquerda curda, tanto do sudeste do país como das cidades de Istambul, Izmir e a capital, Ancara, onde foram presos mais 15 suspeitos de ligações ao EI, entre os quais 11 cidadãos estrangeiros.

Diversas detenções tiveram ainda lugar em Istambul, referiram vários órgãos de comunicação local, tendo a CNNTurk salientado que polícias à paisana prenderam violentamente em Esmirna três jovens que se manifestavam com um cartaz onde se lia "Lutamos pela paz".

Nessa detenção foi ainda preso um transeunte que pediu moderação aos agentes da polícia, acrescentou a emissora.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..