sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos seis mortos em ataque bombista no nordeste da Nigéria

Pelo menos seis pessoas morreram hoje num atentado suicida no nordeste da Nigéria, onde as autoridades e os Estados vizinhos estão a preparar uma força especial para combater o movimento islamita Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

© Joe Penney / Reuters

Em Maiduguri, a maior cidade do nordeste do país, uma bombista suicida fez-se explodir no mercado de Gamboru, o segundo mais importante da cidade, cerca das 06:30 (mesma hora em Lisboa).

O ataque causou seis mortos e oito feridos.

"Levámos sete corpos, incluindo o da mulher bombista, para o hospital. Oito pessoas ficaram feridas", disse Babakura Kolo, um miliciano que combate o Boko Haram ao lado do exército nigeriano.

Maiduguri é o bastião histórico dos islamitas do Boko Haram.

Na quarta-feira à noite, pelo menos dez pessoas morreram num ataque de represália do Boko Haram numa aldeia (de Kukuwa-Gari) do estado de Yobe (nordeste), anunciou hoje um responsável local.

"Os homens armados do Boko Haram atacaram a aldeia, a bordo de 32 motorizadas, cerca das 22:30, na quarta-feira e mataram dez pessoas", disse Baba Nuhu.

"Eles incendiaram mais de metade da aldeia, incluindo as reservas de alimentos e gado", acrescentou.

Kukuwa-Gari situa-se no distrito de Gujba, a cerca de 50 quilómetros de Damaturu, capital do estado de Yobe, onde uma bombista suicida se fez explodir num mercado, no domingo, matando pelo menos 14 pessoas e em que mais de 40 pessoas ficaram feridas.

"Este ataque ocorre na sequência do linchamento de dois membros do Boko Haram, quando há dois dias vieram à aldeia, foram identificados e linchados pela multidão", disse.

"Aparentemente, trata-se de uma represália", acrescentou.

As informações sobre este ataque, ocorrido há cerca de 48 horas, só foram divulgadas agora porque a aldeia está isolada e não tem rede telefónica.

O distrito de Gujba foi palco de numerosos ataques islamitas no passado e o Boko Haram dominou a zona durante vários meses, mas nenhum ato de violência tinha sido registado desde que o exército retomou o controlo da zona em março.

Em setembro de 2013, vários estudantes foram massacrados enquanto dormiam na universidade agrícola, que se situa nos arredores. Em fevereiro de 2014, várias dezenas de estudantes foram executados nos dormitórios em Buni Yadi, capital do distrito.

O Boko Haram reivindicou os dois ataques.

A campanha dos islamitas e a repressão do exército já fizeram mais de 15 mil mortos na Nigéria desde 2009, principalmente no norte de maioria muçulmana.

Na quinta-feira, a Nigéria nomeou o general Iliya Abbah, que anteriormente comandou operações militares na região petrolífera do Delta do Níger, para liderar uma força conjunta de cinco países contra o Boko Haram.

Esta força especial deverá integrar 8.700 tropas da Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benim.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.