sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos seis mortos em ataque bombista no nordeste da Nigéria

Pelo menos seis pessoas morreram hoje num atentado suicida no nordeste da Nigéria, onde as autoridades e os Estados vizinhos estão a preparar uma força especial para combater o movimento islamita Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

© Joe Penney / Reuters

Em Maiduguri, a maior cidade do nordeste do país, uma bombista suicida fez-se explodir no mercado de Gamboru, o segundo mais importante da cidade, cerca das 06:30 (mesma hora em Lisboa).

O ataque causou seis mortos e oito feridos.

"Levámos sete corpos, incluindo o da mulher bombista, para o hospital. Oito pessoas ficaram feridas", disse Babakura Kolo, um miliciano que combate o Boko Haram ao lado do exército nigeriano.

Maiduguri é o bastião histórico dos islamitas do Boko Haram.

Na quarta-feira à noite, pelo menos dez pessoas morreram num ataque de represália do Boko Haram numa aldeia (de Kukuwa-Gari) do estado de Yobe (nordeste), anunciou hoje um responsável local.

"Os homens armados do Boko Haram atacaram a aldeia, a bordo de 32 motorizadas, cerca das 22:30, na quarta-feira e mataram dez pessoas", disse Baba Nuhu.

"Eles incendiaram mais de metade da aldeia, incluindo as reservas de alimentos e gado", acrescentou.

Kukuwa-Gari situa-se no distrito de Gujba, a cerca de 50 quilómetros de Damaturu, capital do estado de Yobe, onde uma bombista suicida se fez explodir num mercado, no domingo, matando pelo menos 14 pessoas e em que mais de 40 pessoas ficaram feridas.

"Este ataque ocorre na sequência do linchamento de dois membros do Boko Haram, quando há dois dias vieram à aldeia, foram identificados e linchados pela multidão", disse.

"Aparentemente, trata-se de uma represália", acrescentou.

As informações sobre este ataque, ocorrido há cerca de 48 horas, só foram divulgadas agora porque a aldeia está isolada e não tem rede telefónica.

O distrito de Gujba foi palco de numerosos ataques islamitas no passado e o Boko Haram dominou a zona durante vários meses, mas nenhum ato de violência tinha sido registado desde que o exército retomou o controlo da zona em março.

Em setembro de 2013, vários estudantes foram massacrados enquanto dormiam na universidade agrícola, que se situa nos arredores. Em fevereiro de 2014, várias dezenas de estudantes foram executados nos dormitórios em Buni Yadi, capital do distrito.

O Boko Haram reivindicou os dois ataques.

A campanha dos islamitas e a repressão do exército já fizeram mais de 15 mil mortos na Nigéria desde 2009, principalmente no norte de maioria muçulmana.

Na quinta-feira, a Nigéria nomeou o general Iliya Abbah, que anteriormente comandou operações militares na região petrolífera do Delta do Níger, para liderar uma força conjunta de cinco países contra o Boko Haram.

Esta força especial deverá integrar 8.700 tropas da Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benim.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.