sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,6 graus abala costa nordeste da Austrália

Um sismo de 5,6 na escala de Richter abalou hoje o litoral do nordeste da Austrália, sem que as autoridades tenham no imediato reportado danos ou vítimas.

 (Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dadang Tri / Reuters

O Serviço Geológico de Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade, e a 133 quilómetros a leste de Rainbow Beach ou a 264 quilómetros a nordeste de Brisbane, no estado de Queensland.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante.

O sismo ocorreu dois dias depois de um duplo abalo de 5,3 e 3,9 graus de magnitude na mesma zona, que obrigou à retirada de pessoas de edifícios por precaução e causou atrasos nas ligações ferroviárias.

Estes sismos foram considerados os mais potentes que afetaram a região nos últimos cem anos.

Os sismos são raros na Austrália, que já se encontra afastada do designado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores de terra por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".