sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,6 graus abala costa nordeste da Austrália

Um sismo de 5,6 na escala de Richter abalou hoje o litoral do nordeste da Austrália, sem que as autoridades tenham no imediato reportado danos ou vítimas.

 (Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dadang Tri / Reuters

O Serviço Geológico de Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade, e a 133 quilómetros a leste de Rainbow Beach ou a 264 quilómetros a nordeste de Brisbane, no estado de Queensland.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante.

O sismo ocorreu dois dias depois de um duplo abalo de 5,3 e 3,9 graus de magnitude na mesma zona, que obrigou à retirada de pessoas de edifícios por precaução e causou atrasos nas ligações ferroviárias.

Estes sismos foram considerados os mais potentes que afetaram a região nos últimos cem anos.

Os sismos são raros na Austrália, que já se encontra afastada do designado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores de terra por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.