sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,6 graus abala costa nordeste da Austrália

Um sismo de 5,6 na escala de Richter abalou hoje o litoral do nordeste da Austrália, sem que as autoridades tenham no imediato reportado danos ou vítimas.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dadang Tri / Reuters

O Serviço Geológico de Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade, e a 133 quilómetros a leste de Rainbow Beach ou a 264 quilómetros a nordeste de Brisbane, no estado de Queensland.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante.

O sismo ocorreu dois dias depois de um duplo abalo de 5,3 e 3,9 graus de magnitude na mesma zona, que obrigou à retirada de pessoas de edifícios por precaução e causou atrasos nas ligações ferroviárias.

Estes sismos foram considerados os mais potentes que afetaram a região nos últimos cem anos.

Os sismos são raros na Austrália, que já se encontra afastada do designado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores de terra por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57