sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 5,6 graus abala costa nordeste da Austrália

Um sismo de 5,6 na escala de Richter abalou hoje o litoral do nordeste da Austrália, sem que as autoridades tenham no imediato reportado danos ou vítimas.

 (Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dadang Tri / Reuters

O Serviço Geológico de Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 10 quilómetros de profundidade, e a 133 quilómetros a leste de Rainbow Beach ou a 264 quilómetros a nordeste de Brisbane, no estado de Queensland.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante.

O sismo ocorreu dois dias depois de um duplo abalo de 5,3 e 3,9 graus de magnitude na mesma zona, que obrigou à retirada de pessoas de edifícios por precaução e causou atrasos nas ligações ferroviárias.

Estes sismos foram considerados os mais potentes que afetaram a região nos últimos cem anos.

Os sismos são raros na Austrália, que já se encontra afastada do designado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores de terra por ano, a maioria moderados.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22