sicnot

Perfil

Mundo

Fortes chuvas no norte da Índia causam 85 mortos

Pelo menos 85 pessoas morreram e cerca de oito milhões foram afetados pelas fortes chuvas que assolam o norte da Índia, afirmaram hoje fontes oficiais.

© Jitendra Prakash / Reuters

A maioria dos mortos registou-se no estado do nordeste de Bengala, onde 48 pessoas faleceram em consequência de derrocadas, afogamentos e quedas de raios, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério do Interior indiano.

Das pessoas afetadas pela intempérie, 3,7 milhões concentram-se em 9.700 povoações da demarcação administrativa de Bengala.

As fortes chuvas devem-se à depressão criada pelo ciclone Komen, que chegou na sexta-feira ao vizinho Bangladesh.

No estado norte-oriental de Manipur, 20 pessoas morreram no sábado na sequência de um desprendimento de terras, que destruiu 12 casas, deixando um único sobrevivente.

As intensas chuvas atingiram igualmente quatro milhões de pessoas no estado de Gujarat e provocaram 17 mortos nos estados de Rajastão e Odisha, tendo afetado centenas de milhares de pessoas.

O Governo indiano prevê, para as próximas 24 horas, precipitação forte ou muito forte em vários pontos do país.

Em comunicado, o Presidente da Índia, Pranab Mukherjee, lamentou a perda de vidas humanas e os danos materiais causados e endereçou uma mensagem de pêsames às famílias enlutadas.

As inundações são frequentes no sudeste asiático na época das monções, entre junho e setembro.

Há dois anos, em junho, fortes chuvas provocaram 580 mortos e 5.700 desaparecidos no estado indiano do Uttarakhand.

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.