sicnot

Perfil

Mundo

Fortes chuvas no norte da Índia causam 85 mortos

Pelo menos 85 pessoas morreram e cerca de oito milhões foram afetados pelas fortes chuvas que assolam o norte da Índia, afirmaram hoje fontes oficiais.

© Jitendra Prakash / Reuters

A maioria dos mortos registou-se no estado do nordeste de Bengala, onde 48 pessoas faleceram em consequência de derrocadas, afogamentos e quedas de raios, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério do Interior indiano.

Das pessoas afetadas pela intempérie, 3,7 milhões concentram-se em 9.700 povoações da demarcação administrativa de Bengala.

As fortes chuvas devem-se à depressão criada pelo ciclone Komen, que chegou na sexta-feira ao vizinho Bangladesh.

No estado norte-oriental de Manipur, 20 pessoas morreram no sábado na sequência de um desprendimento de terras, que destruiu 12 casas, deixando um único sobrevivente.

As intensas chuvas atingiram igualmente quatro milhões de pessoas no estado de Gujarat e provocaram 17 mortos nos estados de Rajastão e Odisha, tendo afetado centenas de milhares de pessoas.

O Governo indiano prevê, para as próximas 24 horas, precipitação forte ou muito forte em vários pontos do país.

Em comunicado, o Presidente da Índia, Pranab Mukherjee, lamentou a perda de vidas humanas e os danos materiais causados e endereçou uma mensagem de pêsames às famílias enlutadas.

As inundações são frequentes no sudeste asiático na época das monções, entre junho e setembro.

Há dois anos, em junho, fortes chuvas provocaram 580 mortos e 5.700 desaparecidos no estado indiano do Uttarakhand.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.