sicnot

Perfil

Mundo

Leão Cecil projetado na fachada do Empire State Building

Uma fotografia gigante do famoso leão do Zimbabué morto por um caçador de troféus esteve a ser projetada no sábado na fachada do Empire State Building, em Nova Iorque, num espetáculo sobre animais em vias de extinção.

© Eduardo Munoz / Reuters

"Projetar a Mudança no Empire State Building" é o nome da iniciativa criada para aumentar a consciência sobre a situação dos animais em vias de extinção.

Uma imagem do leão Cecil, cuja morte provocou indignação internacional, esteve em destaque entre os animais cujas fotos cobriram 33 andares da fachada de um dos edifícios mais famosos do mundo.

O vídeo, com a duração de oito minutos e que passava as imagens em looping, podia ser visto de muito longe e, na noite de sábado, encontravam-se muitos nova-iorquinos a tirar fotografias mesmo estando a 20 quarteirões de distância.

O projeto foi idealizado por Louie Psihoyos, fundador da Oceanic Preservation Society e diretor premiado documentário "The Cove", que retrata a indústria de caça dos golfinhos no Japão e venceu um Óscar em 2009.

Já em 2011, a parte superior do icónico edifício nova-iorquino foi iluminada de vermelho para simbolizar o sangue do abate retratado em "The Cove".

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.