sicnot

Perfil

Mundo

Leão Cecil projetado na fachada do Empire State Building

Uma fotografia gigante do famoso leão do Zimbabué morto por um caçador de troféus esteve a ser projetada no sábado na fachada do Empire State Building, em Nova Iorque, num espetáculo sobre animais em vias de extinção.

© Eduardo Munoz / Reuters

"Projetar a Mudança no Empire State Building" é o nome da iniciativa criada para aumentar a consciência sobre a situação dos animais em vias de extinção.

Uma imagem do leão Cecil, cuja morte provocou indignação internacional, esteve em destaque entre os animais cujas fotos cobriram 33 andares da fachada de um dos edifícios mais famosos do mundo.

O vídeo, com a duração de oito minutos e que passava as imagens em looping, podia ser visto de muito longe e, na noite de sábado, encontravam-se muitos nova-iorquinos a tirar fotografias mesmo estando a 20 quarteirões de distância.

O projeto foi idealizado por Louie Psihoyos, fundador da Oceanic Preservation Society e diretor premiado documentário "The Cove", que retrata a indústria de caça dos golfinhos no Japão e venceu um Óscar em 2009.

Já em 2011, a parte superior do icónico edifício nova-iorquino foi iluminada de vermelho para simbolizar o sangue do abate retratado em "The Cove".

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.