sicnot

Perfil

Mundo

Um morto e milhares de retirados na Califórnia devido a violentos incêndios

Mais de nove mil bombeiros continuavam a combater, este domingo, violentos incêndios que lavram no estado da Califórnia, nos EUA, que fizeram pelo menos um morto e obrigaram à retirada de 12 mil pessoas no fim de semana.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas.

Pelo menos 21 fogos estavam ativos na tarde de domingo em todo o estado, incluindo um no norte da Califórnia, cuja dimensão duplicou durante a noite de sábado, consumiu uma área superior a 190 quilómetros quadrados, destruiu 24 casas e provocou a morte de um bombeiro, informa o Los Angeles Times.

O incêndio, que deflagrou perto da localidade de Clear Lake, que estava contido em apenas 5% na tarde de domingo, levou as autoridades a ordenarem a evacuação das casas na zona, com a retirada a envolver 12 mil pessoas, de acordo com o diário.

O governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, declarou, esta sexta-feira, o estado de emergência devido aos incêndios, assinalando, em comunicado, que "a grave seca e as temperaturas extremas transformaram boa parte do estado num barril de pólvora".

Segundo dados facultados pelas autoridades estaduais, arderam desde o início desta vaga de incêndios -- que começou na passada quinta-feira -- aproximadamente 49 mil hectares.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas. As autoridades indicaram, no entanto, que não suspeitam que os incêndios tenham origem criminosa.

Lusa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00