sicnot

Perfil

Mundo

Frente Nacional convoca Jean-Marie Le Pen para discutir o seu futuro político

O fundador do partido francês de ultradireita Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, foi convocado hoje para ser ouvido dia 20 pelo gabinete executivo daquela formação política para discutir o seu futuro político.

© Charles Platiau / Reuters

No passado 29 de julho, cerca de 94% dos militantes do partido pronunciaram-se a favor de Jean-Marie Le Pen deixar de ser presidente de honra do partido.

A votação foi anulada pela justiça francesa, porque a consulta não respeitou os estatutos vigentes, que obrigam à realização de um congresso.

Apesar da anulação da consulta, a Frente Nacional (FN), liderada pela sua filha Marine Le Pen, considerou que Jean-Marie Le Pen perdia a "legitimidade política para continuar a ser presidente de honra".

A reunião do próximo dia 20, segundo confirmaram fontes do partido, servirá para uma reflexão sobre o futuro político de Le Pen, de 87 anos.

O patriarca disse hoje à televisão BFMTV que a sua filja já "tinha prejudicado a campanha eleitoral" por ter lançado contra si uma "ação indigna".

À rádio Europe 1, Jean-Marie Le Pen ironizou sobre a convocatória em "plenas férias", algo que considerou uma "maldade intrínseca".

"Estou aberto a todas as aventuras em plenas férias, o que é uma delicadeza da senhora Le Pen", disse, referindo-se à sua filha.

A guerra no seio da FN teve origem quando Jean-Marie Le Pen considerou como um "detalhe" da história da II Guerra Mundial as câmaras de gás nazis, declarações pelas quais vai ser julgado.

Lusa

  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50
  • Como comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Primeira casa reconstruída de raiz depois dos incêndios de Pedrógão já foi entregue
    1:49
  • Saiba que efeitos causam os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

    Mundo

    As diferentes bebidas alcoólicas alteram e moldam o estado de espírito de formas distintas, concluiu um estudo científico sobre consumo de álcool e emoções. Segundo esta pesquisa, quem ingere bebidas espirituosas pode sentir-se irritado, sexy ou triste, enquanto quem opta pelo vinho tinto ou cerveja terá mais probabilidade de se sentir descontraído.