sicnot

Perfil

Mundo

Frente Nacional convoca Jean-Marie Le Pen para discutir o seu futuro político

O fundador do partido francês de ultradireita Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, foi convocado hoje para ser ouvido dia 20 pelo gabinete executivo daquela formação política para discutir o seu futuro político.

© Charles Platiau / Reuters

No passado 29 de julho, cerca de 94% dos militantes do partido pronunciaram-se a favor de Jean-Marie Le Pen deixar de ser presidente de honra do partido.

A votação foi anulada pela justiça francesa, porque a consulta não respeitou os estatutos vigentes, que obrigam à realização de um congresso.

Apesar da anulação da consulta, a Frente Nacional (FN), liderada pela sua filha Marine Le Pen, considerou que Jean-Marie Le Pen perdia a "legitimidade política para continuar a ser presidente de honra".

A reunião do próximo dia 20, segundo confirmaram fontes do partido, servirá para uma reflexão sobre o futuro político de Le Pen, de 87 anos.

O patriarca disse hoje à televisão BFMTV que a sua filja já "tinha prejudicado a campanha eleitoral" por ter lançado contra si uma "ação indigna".

À rádio Europe 1, Jean-Marie Le Pen ironizou sobre a convocatória em "plenas férias", algo que considerou uma "maldade intrínseca".

"Estou aberto a todas as aventuras em plenas férias, o que é uma delicadeza da senhora Le Pen", disse, referindo-se à sua filha.

A guerra no seio da FN teve origem quando Jean-Marie Le Pen considerou como um "detalhe" da história da II Guerra Mundial as câmaras de gás nazis, declarações pelas quais vai ser julgado.

Lusa

  • Portugal supera média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura

    País

    Pela primeira vez, Portugal conseguiu resultados "significativamente superiores" à média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura. É o Instituto de Avaliação Educativa que o garante, segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico hoje divulgados.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.