sicnot

Perfil

Mundo

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

A 5 de agosto de 2010, uma explosão numa mina do deserto do Atacama, no Chile deixava 33 mineiros enterrados vivos a quase 700 metros de profundidade. Durante 69 longos dias, os 33 mineiros escreveram uma história de superação e sobrevivência que apaixonou o mundo.

  • O resgate que apaixonou o mundo

    Vida

    Apreensão, medo, esperança. Foram dois meses e uma semana vividos intensamente pelos trabalhadores da mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile. No terreno, uma mega-operação com centenas de homens e máquinas unidos com um único objectivo: salvar os mineiros presos a 622 metros de profundidade. Depois dos avanços e recuos dos trabalhos de resgate, a 14 de Outubro a terra devolveu-os às famílias. Um a um, com o alívio estampado no rosto e uma lição de sobrevivência para contar ao mundo. O desfecho da história dos 33 mineiros presos no Chile é o tema do mês de Outubro, escolhido pela SIC Online.

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38