sicnot

Perfil

Mundo

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

A 5 de agosto de 2010, uma explosão numa mina do deserto do Atacama, no Chile deixava 33 mineiros enterrados vivos a quase 700 metros de profundidade. Durante 69 longos dias, os 33 mineiros escreveram uma história de superação e sobrevivência que apaixonou o mundo.

  • O resgate que apaixonou o mundo

    Vida

    Apreensão, medo, esperança. Foram dois meses e uma semana vividos intensamente pelos trabalhadores da mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile. No terreno, uma mega-operação com centenas de homens e máquinas unidos com um único objectivo: salvar os mineiros presos a 622 metros de profundidade. Depois dos avanços e recuos dos trabalhos de resgate, a 14 de Outubro a terra devolveu-os às famílias. Um a um, com o alívio estampado no rosto e uma lição de sobrevivência para contar ao mundo. O desfecho da história dos 33 mineiros presos no Chile é o tema do mês de Outubro, escolhido pela SIC Online.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08