sicnot

Perfil

Mundo

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

Há 5 anos, uma explosão numa mina no Chile soterrava 33 mineiros

A 5 de agosto de 2010, uma explosão numa mina do deserto do Atacama, no Chile deixava 33 mineiros enterrados vivos a quase 700 metros de profundidade. Durante 69 longos dias, os 33 mineiros escreveram uma história de superação e sobrevivência que apaixonou o mundo.

  • O resgate que apaixonou o mundo

    Vida

    Apreensão, medo, esperança. Foram dois meses e uma semana vividos intensamente pelos trabalhadores da mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile. No terreno, uma mega-operação com centenas de homens e máquinas unidos com um único objectivo: salvar os mineiros presos a 622 metros de profundidade. Depois dos avanços e recuos dos trabalhos de resgate, a 14 de Outubro a terra devolveu-os às famílias. Um a um, com o alívio estampado no rosto e uma lição de sobrevivência para contar ao mundo. O desfecho da história dos 33 mineiros presos no Chile é o tema do mês de Outubro, escolhido pela SIC Online.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.