NASA divulga imagens do lado negro da Lua

A útlima vez que se viu o lado negro da Lua foi há 56 anos. Não é um acontecimento muito comum, mas a NASA divulgou agora novas imagens, conseguidas há pouco menos de um mês. Foram tiradas pela potência da câmara com o nome Épica, instalada no maior observatório do clima.

NASA / DSCOVR - EPIC

São imagens inéditas captadas pela NASA, de uma rara vista da Lua que permite ver o seu lado mais distante totalmente iluminado. As imagens foram recolhidas no dia 16 de julho pela câmara que está instalada no Observatório do Clima Deep Space.

Estas fotografias foram registadas a 1005 milhões de quilómetros da Terra. Desde 1959 que não se punha os olhos no rosto oculto da Lua.

• Plutão está coberto por uma névoa

A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola

Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

• O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa