NASA divulga imagens do lado negro da Lua

A útlima vez que se viu o lado negro da Lua foi há 56 anos. Não é um acontecimento muito comum, mas a NASA divulgou agora novas imagens, conseguidas há pouco menos de um mês. Foram tiradas pela potência da câmara com o nome Épica, instalada no maior observatório do clima.

NASA / DSCOVR - EPIC

São imagens inéditas captadas pela NASA, de uma rara vista da Lua que permite ver o seu lado mais distante totalmente iluminado. As imagens foram recolhidas no dia 16 de julho pela câmara que está instalada no Observatório do Clima Deep Space.

Estas fotografias foram registadas a 1005 milhões de quilómetros da Terra. Desde 1959 que não se punha os olhos no rosto oculto da Lua.

• Plutão está coberto por uma névoa

A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• Paulo Macedo pede calma para o bem do banco

Caso CGD

Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

• Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda

Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

• O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"

Grande Reportagem SIC

O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

• "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"

Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.