NASA divulga imagens do lado negro da Lua

A útlima vez que se viu o lado negro da Lua foi há 56 anos. Não é um acontecimento muito comum, mas a NASA divulgou agora novas imagens, conseguidas há pouco menos de um mês. Foram tiradas pela potência da câmara com o nome Épica, instalada no maior observatório do clima.

NASA / DSCOVR - EPIC

São imagens inéditas captadas pela NASA, de uma rara vista da Lua que permite ver o seu lado mais distante totalmente iluminado. As imagens foram recolhidas no dia 16 de julho pela câmara que está instalada no Observatório do Clima Deep Space.

Estas fotografias foram registadas a 1005 milhões de quilómetros da Terra. Desde 1959 que não se punha os olhos no rosto oculto da Lua.

• Plutão está coberto por uma névoa

A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• Sismo abala centro de Itália

Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

Em desenvolvimento

• Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

• Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos

O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

• CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".