NASA divulga imagens do lado negro da Lua

A útlima vez que se viu o lado negro da Lua foi há 56 anos. Não é um acontecimento muito comum, mas a NASA divulgou agora novas imagens, conseguidas há pouco menos de um mês. Foram tiradas pela potência da câmara com o nome Épica, instalada no maior observatório do clima.

NASA / DSCOVR - EPIC

São imagens inéditas captadas pela NASA, de uma rara vista da Lua que permite ver o seu lado mais distante totalmente iluminado. As imagens foram recolhidas no dia 16 de julho pela câmara que está instalada no Observatório do Clima Deep Space.

Estas fotografias foram registadas a 1005 milhões de quilómetros da Terra. Desde 1959 que não se punha os olhos no rosto oculto da Lua.

• Plutão está coberto por uma névoa

A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

• Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria

Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

• Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

Cultura

Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.