sicnot

Perfil

Mundo

Tufão com ventos de 165 km/h aproxima-se da China

Quase 5.000 pessoas foram retiradas em Fujian, no sudeste da China, devido à aproximação do tufão Soudelor, o 13.º este ano, que deve atingir a província no sábado.

© China Stringer Network / Reut

O tufão, que se move a uma velocidade superior a 20 quilómetros por hora, deve alcançar a costa de Fujian na noite de sábado, após passar por Taiwan, a partir da noite de hoje, segundo previsões das autoridades locais, citadas pela agência Xinhua.

As autoridades provinciais também pediram aos barcos para regressarem ao porto esta noite, perante a previsão de tempestade.

A China tem um sistema de alerta de tempestade de quatro níveis: vermelho (o mais grave), laranja, amarelo e azul.

O Centro Meteorológico da China emitiu, na manhã de quinta-feira, o aviso amarelo devido ao tufão, o qual substituiu pelo laranja na noite do mesmo dia.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15