sicnot

Perfil

Mundo

Tufão com ventos de 165 km/h aproxima-se da China

Quase 5.000 pessoas foram retiradas em Fujian, no sudeste da China, devido à aproximação do tufão Soudelor, o 13.º este ano, que deve atingir a província no sábado.

© China Stringer Network / Reut

O tufão, que se move a uma velocidade superior a 20 quilómetros por hora, deve alcançar a costa de Fujian na noite de sábado, após passar por Taiwan, a partir da noite de hoje, segundo previsões das autoridades locais, citadas pela agência Xinhua.

As autoridades provinciais também pediram aos barcos para regressarem ao porto esta noite, perante a previsão de tempestade.

A China tem um sistema de alerta de tempestade de quatro níveis: vermelho (o mais grave), laranja, amarelo e azul.

O Centro Meteorológico da China emitiu, na manhã de quinta-feira, o aviso amarelo devido ao tufão, o qual substituiu pelo laranja na noite do mesmo dia.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite