Italiana reencontra filha que lhe foi tirada durante a II Guerra
10.08.2015 18h06
Uma italiana de 92 anos reencontrou a sua filha, alemã de 71 anos, que lhe foi retirada à nascença no final da Segunda Guerra Mundial, divulgou hoje a imprensa local.

© Reuters Photographer / Reuter
Originária da aldeia de Novellara, na região de Emília-Romanha, norte de Itália, a mulher foi enviada para trabalhar na Alemanha e ficou grávida em 1944 de um soldado alemão casado.
A família do soldado retirou-lhe a criança à nascença, mas a jovem italiana que regressou a casa no final da guerra, manteve sempre a esperança de voltar a encontrar a filha, que recebeu o nome de Margot Bachmann, refere o jornal Il Quotidiano.
Margot Bachmann tinha conhecimento de que a mãe era italiana, mas pensava que já tinha morrido.
Em 2014, depois da morte do pai, Margot Bachmann, já septuagenária, recorreu a um centro alemão de documentação sobre a guerra, o Serviço Internacional de Rastreio (ITS na sigla inglesa), para tentar saber mais sobre a sua mãe.
Com a ajuda da Cruz Vermelha italiana, o ITS descobriu que a mãe de Margot Bachmann ainda se encontrava viva, tendo as duas mulheres conseguido reunir-se este fim-de-semana em Novellara.
"Quando comecei a procurar saber um pouco mais, nunca imaginei que viria a abraçar a minha mãe um dia", disse Bachmann ao Il Quotidiano.
"O meu pai proibiu-me de a procurar, mas depois da sua morte e com a ajuda preciosa da minha própria filha, voltei a fazê-lo", acrescentou.
O reencontro "foi um pequeno milagre", afirmou a porta-voz da Cruz Vermelha italiana Laura Bastianetto, que testemunhou a reunião.
"É raro que uma mãe e uma filha se reencontrem após 71 anos", acrescentou, salientando que isso acontece mais frequentemente entre irmãos.
Lusa
Relacionados
- 1:48
Bombardeiro que pôs fim à Segunda Guerra ainda é a atração na Virginia
70 anos depois, o bombardeiro que transportou a primeira bomba nuclear continua a ser uma atração popular.
-
Mais de trinta mil habitantes retirados de Hannover devido a bomba da II Guerra
As autoridades de Hannover ordenaram hoje a retirada de 31.000 pessoas das suas habitações para desativar uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial, numa das maiores operações do género registadas na Alemanha.
- 3:47
Submarino alemão da Segunda Guerra Mundial afundado ao largo de Matosinhos
Há 70 anos, quando terminava a Segunda Guerra Mundial, junto à costa portuguesa um comandante de um submarino alemão recusou render-se aos aliados e decidiu afundar o submarino. O episódio aconteceu perto da praia de Angeiras, em Matosinhos. O local é hoje obrigatório para os mergulhadores, que querem proteger um património histórico.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38