sicnot

Perfil

Mundo

Polícia efetuou mais detenções no escândalo de violação de menores no Paquistão

A polícia paquistanesa faz hoje mais cinco detenções no âmbito de um caso de violações de menores, que pode ser um dos maiores escândalos na história do país.

© Mohsin Raza / Reuters

Sob pressão, a polícia A polícia paquistanesa faz hoje mais cinco detenções no âmbito de um caso de violações de menores, que pode ser um dos maiores escândalos na história do país.

prendeu cinco pessoas durante o dia de hoje, elevando para o 12 o número de detidos no âmbito desse caso de abuso de menores.

Segundo especialistas, esta é a parte visível de um fenómeno generalizado, mas considerado tabu na sociedade paquistanesa.

O caso está a abalar o país desde o fim de semana, depois do surgimento de vídeos sórdidos com cerca de 280 crianças, a maioria com menos de 14 anos, realizados desde 2007, na localidade de Hussain Khanwala, perto de Lahore, a segunda cidade do país.

As crianças são filmadas durante as violações realizadas por um ou vários homens. No total, estariam implicados 25 homens, de acordo com Latif Ahmed Sra, um dos advogados das crianças, e os meios de comunicação paquistaneses.

O caso -- o maior de abusos a crianças na história do Paquistão, segundo o chefe do escritório de proteção da infância do Pundjab, Saba Sadiq -- tomou dimensão nacional.

O primeiro-ministro, Nawaz Sharif, expressou sua "cólera" e a sua "dor", prometendo que nenhum acordo será permitido aos culpados neste caso, que aconteceu no bastião eleitoral de Sharif, no Pundjab.

O Senado condenou hoje os abusos cometidos contras as crianças e pediu punições exemplares aos agressores.

De acordo com testemunhas, os agressores tentavam extorquir dinheiro dos pais das alegadas vítimas, ameaçando, em caso de recusa, vender localmente estes vídeos por 40 rupias (30 cêntimos de euro).

Os advogados das vítimas acusam as autoridades policiais de, há muito tempo, fechar os olhos para esta situação por estarem em conluio com os agressores.

No relatório inicial sobre o caso, a polícia concluiu, na semana passada, que as acusações de abuso sobre as crianças eram "sem fundamento".

O chefe da polícia local, Shahzad Sultan, sustentava que os vídeos eram de atos sexuais consensuais entre jovens, que um grupo de homens havia feito os vídeos, há muito tempo, para se divertirem e foram utilizadas agora por um clã para desacreditar outro clã numa disputa de terras.

De acordo com especialistas locais de infância, ouvidos pela agência noticiosa francesa AFP, as vítimas de abusos sexuais são caladas por motivos de vergonha e para manter a honra da família.

Segundo Mumtaz Hussain, que trabalha para a Sahil, uma organização não-governamental de direitos das crianças, mais de 3.500 casos deste tipo foram registados no ano passado, mas o número real pode mesmo passar dos 10 mil.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.