sicnot

Perfil

Mundo

Polícia espanhola desmantela rede que traficava albaneses para o Reino Unido

A polícia espanhola anunciou hoje o desmantelamento de uma rede que traficava imigrantes albaneses para o Reino Unido por avião e através de Espanha, com a utilização de documentos falsificados.

© Paul Hanna / Reuters

A polícia deteve 12 pessoas suspeitas de envolvimento neste tráfico ilegal e que alegadamente utilizavam documentos falsos para transportar por via aérea os imigrantes em direção ao Reino Unido, referiram em comunicado as autoridades judiciais.

Os membros da rede contactavam cidadãos albaneses que queriam sair do empobrecido país balcânico, prometendo-lhes trabalho no Reino Unido ou na Irlanda, prossegue o comunicado.

Os interessados deveriam viajar até Espanha, geralmente através da Turquia e da Itália.

"Os membros do grupo em Barcelona asseguravam as reservas em hotéis, compravam os bilhetes de avião e acompanhavam os imigrantes nos trâmites do embarque para evitar que fossem detetados durante os controlos policiais", adianta da declaração.

O grupo fornecia aos imigrantes passaportes falsos, permissão de residência, cartas de condução e boletins de saúde, referindo serem de nacionalidade romena, italiana ou grega.

As detenções decorreram no aeroporto de El Prat de Barcelona, no aeroporto de Barajas em Madrid e na ilha turística mediterrânica de Maiorca.

A polícia desencadeou esta operação em novembro de 2014 após ter detetado um significativo aumento do número de passageiros que transitavam por Espanha em direção ao Reino Unido e Irlanda.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC