sicnot

Perfil

Mundo

Polícia espanhola desmantela rede que traficava albaneses para o Reino Unido

A polícia espanhola anunciou hoje o desmantelamento de uma rede que traficava imigrantes albaneses para o Reino Unido por avião e através de Espanha, com a utilização de documentos falsificados.

© Paul Hanna / Reuters

A polícia deteve 12 pessoas suspeitas de envolvimento neste tráfico ilegal e que alegadamente utilizavam documentos falsos para transportar por via aérea os imigrantes em direção ao Reino Unido, referiram em comunicado as autoridades judiciais.

Os membros da rede contactavam cidadãos albaneses que queriam sair do empobrecido país balcânico, prometendo-lhes trabalho no Reino Unido ou na Irlanda, prossegue o comunicado.

Os interessados deveriam viajar até Espanha, geralmente através da Turquia e da Itália.

"Os membros do grupo em Barcelona asseguravam as reservas em hotéis, compravam os bilhetes de avião e acompanhavam os imigrantes nos trâmites do embarque para evitar que fossem detetados durante os controlos policiais", adianta da declaração.

O grupo fornecia aos imigrantes passaportes falsos, permissão de residência, cartas de condução e boletins de saúde, referindo serem de nacionalidade romena, italiana ou grega.

As detenções decorreram no aeroporto de El Prat de Barcelona, no aeroporto de Barajas em Madrid e na ilha turística mediterrânica de Maiorca.

A polícia desencadeou esta operação em novembro de 2014 após ter detetado um significativo aumento do número de passageiros que transitavam por Espanha em direção ao Reino Unido e Irlanda.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.