sicnot

Perfil

Mundo

Polícia espanhola desmantela rede que traficava albaneses para o Reino Unido

A polícia espanhola anunciou hoje o desmantelamento de uma rede que traficava imigrantes albaneses para o Reino Unido por avião e através de Espanha, com a utilização de documentos falsificados.

© Paul Hanna / Reuters

A polícia deteve 12 pessoas suspeitas de envolvimento neste tráfico ilegal e que alegadamente utilizavam documentos falsos para transportar por via aérea os imigrantes em direção ao Reino Unido, referiram em comunicado as autoridades judiciais.

Os membros da rede contactavam cidadãos albaneses que queriam sair do empobrecido país balcânico, prometendo-lhes trabalho no Reino Unido ou na Irlanda, prossegue o comunicado.

Os interessados deveriam viajar até Espanha, geralmente através da Turquia e da Itália.

"Os membros do grupo em Barcelona asseguravam as reservas em hotéis, compravam os bilhetes de avião e acompanhavam os imigrantes nos trâmites do embarque para evitar que fossem detetados durante os controlos policiais", adianta da declaração.

O grupo fornecia aos imigrantes passaportes falsos, permissão de residência, cartas de condução e boletins de saúde, referindo serem de nacionalidade romena, italiana ou grega.

As detenções decorreram no aeroporto de El Prat de Barcelona, no aeroporto de Barajas em Madrid e na ilha turística mediterrânica de Maiorca.

A polícia desencadeou esta operação em novembro de 2014 após ter detetado um significativo aumento do número de passageiros que transitavam por Espanha em direção ao Reino Unido e Irlanda.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00