sicnot

Perfil

Mundo

Responsável pelas operações humanitárias da ONU desloca-se à Síria

O chefe das operações humanitárias da ONU, Stephen O'Brien, desloca-se pela primeira vez à Síria na próxima semana, com o objetivo de melhorar o acesso das ajudas à população num país em guerra civil, referiu o seu gabinete.

© Mohamed Nureldin Abdallah / R

O'Brien, que em maio sucedeu a Valerie Amos, vai designadamente manter encontros com responsáveis sírios em Damasco e espera encontrar-se com famílias refugiadas em Homs, centro do país, e ainda no vale de Beka, no leste do Líbano, acrescentou a mesma fonte.

No final de julho, Stephen O'Brien referiu perante o Conselho de Segurança que a crise humanitária estava a agravar-se num país que entrava no quinto ano de um conflito que provocou cerca de 240 mil mortos e sublinhou a urgência em encontrar uma solução política.

Em julho foi atingida a barreira dos quatro milhões de civis refugiados nos países vizinhos (Jordânia, Líbano, Turquia) e no Magrebe.

No final de 2014 a ONU tinha ainda recenseado 7,6 milhões de sírios deslocados no interior do país.

Esta crise constitui a prioridade número um da ONU no que respeita à ajuda humanitária, com 12,2 milhões de pessoas que necessitam de ajuda, onde se incluem 5,6 milhões de crianças.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22