sicnot

Perfil

Mundo

Milhares em missa campal que marca 500 anos de evangelização em Timor-Leste

Milhares de pessoas estão concentradas desde o início da manhã, hora local, na zona de Taci Tolo, a cerca de cinco quilómetros de Díli, a acompanhar a missa campal que marca os 500 anos de evangelização em Timor-Leste.

ANTONIO DASIPARU

A missa campal está a ser celebrada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, pelos bispos timorenses Basílio do Nascimento e Norberto de Amaral e por outros prelados que acompanharam o enviado do papa Francisco.

O descampado de Taci Tolo (três lagoas em tétum) é um local importante tanto para a história da Igreja Católica em Timor-Leste como do próprio país.

Foi aqui em 1989 que o papa João Paulo II celebrou missa - uma estátua em sua homenagem está numa montanha vizinha - e foi ali que dignatários de todo o mundo celebraram a restauração da independência, a 20 de maio de 2002.

Declarado "Jardim da Paz" pelo então presidente da República, Xanana Gusmão, hoje Taci Tolo é um local onde pontualmente há corridas de motas e outros eventos.

A missa decorre à sombra da Casa da Cultura, um edifício representativo das casas tradicionais timorenses, e obrigou ao fecho da ligação da capital timorense para oeste.

O programa começou cerca das 09:00 locais e deverá prolongar-se, com várias atividades culturais e religiosas, durante grande parte do dia.

As cores amarelo e branco, do Vaticano, dominavam a paisagem, à semelhança do que ocorre, desde quinta-feira em Díli, com inúmeros cartazes de boas vindas a Pietro Parolin.

Milhares de pessoas deslocaram-se para a zona logo ao início da manhã, procurando não perder o que é o ponto alto da visita a Timor-Leste de Pietro Parolin, que na sexta-feira assinou com o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, a Concordata, que regula a relação entre os dois Estados.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Donald Trump culpa imigrantes por ataque que nunca existiu
    1:01
  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.