sicnot

Perfil

Mundo

Milhares em missa campal que marca 500 anos de evangelização em Timor-Leste

Milhares de pessoas estão concentradas desde o início da manhã, hora local, na zona de Taci Tolo, a cerca de cinco quilómetros de Díli, a acompanhar a missa campal que marca os 500 anos de evangelização em Timor-Leste.

ANTONIO DASIPARU

A missa campal está a ser celebrada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, pelos bispos timorenses Basílio do Nascimento e Norberto de Amaral e por outros prelados que acompanharam o enviado do papa Francisco.

O descampado de Taci Tolo (três lagoas em tétum) é um local importante tanto para a história da Igreja Católica em Timor-Leste como do próprio país.

Foi aqui em 1989 que o papa João Paulo II celebrou missa - uma estátua em sua homenagem está numa montanha vizinha - e foi ali que dignatários de todo o mundo celebraram a restauração da independência, a 20 de maio de 2002.

Declarado "Jardim da Paz" pelo então presidente da República, Xanana Gusmão, hoje Taci Tolo é um local onde pontualmente há corridas de motas e outros eventos.

A missa decorre à sombra da Casa da Cultura, um edifício representativo das casas tradicionais timorenses, e obrigou ao fecho da ligação da capital timorense para oeste.

O programa começou cerca das 09:00 locais e deverá prolongar-se, com várias atividades culturais e religiosas, durante grande parte do dia.

As cores amarelo e branco, do Vaticano, dominavam a paisagem, à semelhança do que ocorre, desde quinta-feira em Díli, com inúmeros cartazes de boas vindas a Pietro Parolin.

Milhares de pessoas deslocaram-se para a zona logo ao início da manhã, procurando não perder o que é o ponto alto da visita a Timor-Leste de Pietro Parolin, que na sexta-feira assinou com o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, a Concordata, que regula a relação entre os dois Estados.

Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC