sicnot

Perfil

Mundo

Novo incêndio registado na cidade chinesa de Tianjin

Um incêndio deflagrou hoje no armazém de Tianjin (norte da China) onde ocorreram duas explosões na noite de quarta-feira, segundo a Xinhua, agência oficial chinesa.

Ng Han Guan

Pelas 11:40 locais (04:40 em Lisboa) as chamas eram visíveis na zona, bem como muito fumo, e repórteres da Xinhua deram conta de terem ouvido várias explosões.

O armazém pertence à empresa Rui Hai Logistics, que tem licença para ali guardar produtos químicos perigosos.

Vários incêndios e explosões de pequena dimensão tinham vindo a registar-se no armazém desde quarta-feira, dificultando as operações de busca e salvamento, mas as autoridades locais tinham dado o fogo como extinto na sexta-feira ao final da tarde.

Residentes da zona estavam hoje a ser retirados por receios relacionados com a propagação de químicos.

De acordo com o jornal Beijing News, a polícia começou a retirar moradores da zona afetada depois de cianeto de sódio ter sido encontrado no local.

As autoridades chinesas elevaram hoje para 85 o número de vítimas mortais do incidente de quarta-feira, incluindo 21 bombeiros.

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilómetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.