sicnot

Perfil

Mundo

Novo incêndio registado na cidade chinesa de Tianjin

Um incêndio deflagrou hoje no armazém de Tianjin (norte da China) onde ocorreram duas explosões na noite de quarta-feira, segundo a Xinhua, agência oficial chinesa.

Ng Han Guan

Pelas 11:40 locais (04:40 em Lisboa) as chamas eram visíveis na zona, bem como muito fumo, e repórteres da Xinhua deram conta de terem ouvido várias explosões.

O armazém pertence à empresa Rui Hai Logistics, que tem licença para ali guardar produtos químicos perigosos.

Vários incêndios e explosões de pequena dimensão tinham vindo a registar-se no armazém desde quarta-feira, dificultando as operações de busca e salvamento, mas as autoridades locais tinham dado o fogo como extinto na sexta-feira ao final da tarde.

Residentes da zona estavam hoje a ser retirados por receios relacionados com a propagação de químicos.

De acordo com o jornal Beijing News, a polícia começou a retirar moradores da zona afetada depois de cianeto de sódio ter sido encontrado no local.

As autoridades chinesas elevaram hoje para 85 o número de vítimas mortais do incidente de quarta-feira, incluindo 21 bombeiros.

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilómetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.