sicnot

Perfil

Mundo

Aeronave desaparecida contatou torre de controlo 10 minutos antes da hora de aterragem

O avião indonésio com 54 pessoas a bordo que hoje perdeu o contacto durante o voo em Papua contactou a torre de controlo de Oksibil 10 minutos antes da hora prevista para aterrar, disse um responsável da companhia aérea.

EPA

Segundo o diretor de operações da Trigana Air, Beni Sumaryanto, o avião contactou a torre de controlo de Oksibil (província de Papua) a pedir para descer e a companhia enviou uma aeronave para o local para procurar o avião.

O ATR 42 da Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 15:00 locais (06:00 TMG e 07:00 em Lisboa), depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua (sudeste da Indonésia), noticiou a agência de socorro e resgate, numa mensagem na rede social Twitter.

"O tempo estava muito mau e como não conseguia encontrá-lo a aeronave regressou a Sentani", referiu Beni Sumaryanto.

"Oksibil é uma área montanhosa onde as condições climatéricas são muito imprevisíveis. De repente, podem surgir nevoeiro, escuridão e ventos fortes sem estarem previstos", acrescentou.

Segundo o diretor de operações da Trigana Air, suspeita-se de que o incidente se terá devido "a condições climatéricas adversas e não a excesso de lotação, já que o avião podia levar 50 passageiros".

O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.

O gabinete do ministro dos Transportes já confirmou à France-Presse a perda de contacto com o avião: "Não temos a certeza do que aconteceu ao avião e estamos em contacto com as autoridades locais. [...] O tempo costuma ser muito mau naquela zona, com muitas nuvens. A área é montanhosa", disse um porta-voz.

A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.

Pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua e o mau tempo já provocou vários acidentes nos últimos anos.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42