sicnot

Perfil

Mundo

Aeronave desaparecida contatou torre de controlo 10 minutos antes da hora de aterragem

O avião indonésio com 54 pessoas a bordo que hoje perdeu o contacto durante o voo em Papua contactou a torre de controlo de Oksibil 10 minutos antes da hora prevista para aterrar, disse um responsável da companhia aérea.

EPA

Segundo o diretor de operações da Trigana Air, Beni Sumaryanto, o avião contactou a torre de controlo de Oksibil (província de Papua) a pedir para descer e a companhia enviou uma aeronave para o local para procurar o avião.

O ATR 42 da Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 15:00 locais (06:00 TMG e 07:00 em Lisboa), depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua (sudeste da Indonésia), noticiou a agência de socorro e resgate, numa mensagem na rede social Twitter.

"O tempo estava muito mau e como não conseguia encontrá-lo a aeronave regressou a Sentani", referiu Beni Sumaryanto.

"Oksibil é uma área montanhosa onde as condições climatéricas são muito imprevisíveis. De repente, podem surgir nevoeiro, escuridão e ventos fortes sem estarem previstos", acrescentou.

Segundo o diretor de operações da Trigana Air, suspeita-se de que o incidente se terá devido "a condições climatéricas adversas e não a excesso de lotação, já que o avião podia levar 50 passageiros".

O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.

O gabinete do ministro dos Transportes já confirmou à France-Presse a perda de contacto com o avião: "Não temos a certeza do que aconteceu ao avião e estamos em contacto com as autoridades locais. [...] O tempo costuma ser muito mau naquela zona, com muitas nuvens. A área é montanhosa", disse um porta-voz.

A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.

Pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua e o mau tempo já provocou vários acidentes nos últimos anos.

Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.