sicnot

Perfil

Mundo

Governo sul-africano analisa legalidade da saída de Oscar Pistorius para casa

A saída da prisão do ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius, prevista para a próxima sexta-feira, pode ser travada pelo governo sul-africano. O ministro da Justiça fez saber, esta terça-feira, que pediu um parecer legal sobre a alteração da pena.

© POOL New / Reuters

Oscar Pistorius foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão, pelo homicídio da namorada, Reeva Steenkamp.

Mas ao fim de 10 meses na cadeia, a defesa do alteta apresentou um recurso para que Pistorius cumpra o resto da pena em prisão domiciliária.

A anunciada libertação marcada para sexta-feira gerou contestação.

O caso mediático foi polémico na altura, porque apesar do veredito ser de homicídio premeditado, a pena não foi considerada proporcional ao crime.

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26