sicnot

Perfil

Mundo

Dois homens armados matam polícia perto do resort turístico de Sousse na Tunísia

Um polícia foi morto a tiro hoje por dois homens, que dispararam também sobre mais dois agentes perto do resort de Sousse, onde em junho um terrorista matou 38 turistas, anunciaram as autoridades da Tunísia.

© Zohra Bensemra / Reuters

"Atacantes desconhecidos dispararam sobre três polícias numa estrada. Um deles foi atingido e morreu no hospital", disse o secretário de Estado para a Segurança Nacional tunisino, Rafik Chelly, citado pela agência noticiosa francesa France Presse.

"Estamos a investigar, não podemos dizer mais", adiantou o responsável, não especificando se o ataque foi obra de terroristas.

O incidente ocorreu a sete quilómetros de Sousse, especificou, acrescentando que a polícia já lançou uma investigação para encontrar os homens que efetuaram os disparos, e que se faziam transportar numa mota.

Segundo a televisão, os polícias estavam na berma da estrada à espera de boleia para uma cidade no centro da Tunísia.

O ataque surge menos de dois meses depois de um terrorista armada ter morto 30 britânicos e mais oito turistas estrangeiros, entre os quais uma cidadã portuguesa, numa praia em Sousse, num ataque reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

A Tunísia tem estado em estado de emergência desde esse ataque a 26 de junho, que se seguiu a outro no museu Bardo, em Tunes, em março, no qual morreram um polícia e 21 turistas estrangeiros.

O país enfrenta desde a revolução de 2011 um aumento da violência 'jihadista' que já matou dezenas de soldados e polícias, com a maior parte dos atentados a serem reivindicados pelo ramo do norte de África da Al-Qaida.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.