sicnot

Perfil

Mundo

Resgatados dez imigrantes ilegais presos em vagão de comboio no Texas

As autoridades dos Estados Unidos resgataram na terça-feira dez imigrantes de nacionalidade mexicana que estavam presos num comboio de mercadorias que circulava no sul do Texas, informou o município de New Braunfels, em comunicado.

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

© Stoyan Nenov / Reuters

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas.

Os imigrantes pretendiam chegar à capital do Texas, Austin, mas ao passarem por New Braunfels, a pouco mais de 80 quilómetros do destino final, tiveram de pedir às autoridades que os resgatassem devido à desidratação que sofriam.

"A polícia de New Braunfels recebeu uma chamada de emergência de um homem, falante de espanhol, que afirmava estar preso num comboio. Este homem revelou que ele, assim como muitas outras pessoas, estavam dentro de um vagão e não podiam sair", segundo o comunicado.

As autoridades ordenaram que a Union Pacific parasse o comboio e a polícia, bombeiros e pessoal de emergência médica iniciaram a busca pelos dez homens, todos de nacionalidade mexicana e com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos.

Os dez foram transportados para centros médicos, cinco deles em estado crítico de desidratação.

Encontram-se todos sob custódia do Departamento de Segurança Nacional.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".