sicnot

Perfil

Mundo

Resgatados dez imigrantes ilegais presos em vagão de comboio no Texas

As autoridades dos Estados Unidos resgataram na terça-feira dez imigrantes de nacionalidade mexicana que estavam presos num comboio de mercadorias que circulava no sul do Texas, informou o município de New Braunfels, em comunicado.

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

© Stoyan Nenov / Reuters

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas.

Os imigrantes pretendiam chegar à capital do Texas, Austin, mas ao passarem por New Braunfels, a pouco mais de 80 quilómetros do destino final, tiveram de pedir às autoridades que os resgatassem devido à desidratação que sofriam.

"A polícia de New Braunfels recebeu uma chamada de emergência de um homem, falante de espanhol, que afirmava estar preso num comboio. Este homem revelou que ele, assim como muitas outras pessoas, estavam dentro de um vagão e não podiam sair", segundo o comunicado.

As autoridades ordenaram que a Union Pacific parasse o comboio e a polícia, bombeiros e pessoal de emergência médica iniciaram a busca pelos dez homens, todos de nacionalidade mexicana e com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos.

Os dez foram transportados para centros médicos, cinco deles em estado crítico de desidratação.

Encontram-se todos sob custódia do Departamento de Segurança Nacional.

Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC