sicnot

Perfil

Mundo

Resgatados dez imigrantes ilegais presos em vagão de comboio no Texas

As autoridades dos Estados Unidos resgataram na terça-feira dez imigrantes de nacionalidade mexicana que estavam presos num comboio de mercadorias que circulava no sul do Texas, informou o município de New Braunfels, em comunicado.

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas. (Arquivo)

© Stoyan Nenov / Reuters

Segundo a investigação, os imigrantes foram introduzidos num comboio da Union Pacific quando este passou na localidade fronteiriça de Laredo, no Texas.

Os imigrantes pretendiam chegar à capital do Texas, Austin, mas ao passarem por New Braunfels, a pouco mais de 80 quilómetros do destino final, tiveram de pedir às autoridades que os resgatassem devido à desidratação que sofriam.

"A polícia de New Braunfels recebeu uma chamada de emergência de um homem, falante de espanhol, que afirmava estar preso num comboio. Este homem revelou que ele, assim como muitas outras pessoas, estavam dentro de um vagão e não podiam sair", segundo o comunicado.

As autoridades ordenaram que a Union Pacific parasse o comboio e a polícia, bombeiros e pessoal de emergência médica iniciaram a busca pelos dez homens, todos de nacionalidade mexicana e com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos.

Os dez foram transportados para centros médicos, cinco deles em estado crítico de desidratação.

Encontram-se todos sob custódia do Departamento de Segurança Nacional.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.