sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen indignado com expulsão da Frente Nacional vai recorrer aos tribunais

O cofundador do partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, expulso hoje daquela formação política, disse estar "indignado" com a decisão e que vai recorrer aos tribunais.

© Christian Hartmann / Reuters

O comité executivo do partido anunciou hoje, em comunicado, a expulsão de Jean-Marie Le Pen, remetendo para mais tarde a divulgação dos motivos da decisão.

"Quando me notificarem oficialmente contestarei a decisão junto das autoridades judiciais e acredito, que mais uma vez, vou voltar a ganhar", disse Le Pen a um canal de televisão, advertindo para as consequências da decisão tomada pelo partido.

Jean-Marie Le Pen, pai da atual presidente do partido Marine Le Pen, afirmou que quem tomou a decisão não refletiu bem sobre a "gravidade dos seus atos" e fez "cálculos errados sobre a opinião pública".

Le Pen, para quem a nova presidente do partido "não tolera a mínima oposição", admitiu que este conflito é um duelo a nível pessoal.

"Sou pai e quando estas agressões injustas vêm da minha família, da minha filha, afetam-me ainda mais que quando são feitos por um adversário desconhecido", concluiu.

A expulsão de Le Pen do partido está relacionada com afirmações polémicas que tem feitos nos últimos meses, incluindo a de que as câmaras de gás dos campos de concentração nazi são "um detalhe" da história.

Lusa

  • Le Pen 'abalroado' por eurodeputado britânico
    1:38

    Os Europeus

    É mais um momento insólito da família Le Pen. Esta semana em Estrasburgo o antigo líder do partido francês de extrema direita, Frente Nacional, foi 'abalroado' por um deputado britânico independente enquanto falava aos jornalistas sobre a relação com a filha que recentemente o afastou do partido.

  • Pai e filha Le Pen em guerra aberta
    1:55

    Mundo

    O fundador e presidente honorário da Frente Nacional e a filha, Marine le Pen, atual líder do partido politico francês de extrema direita, estão em guerra aberta. Jean-Marie Le Pen acusa a filha de querer dinamitar o partido e de estar a cometer um suicídio político.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21