sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen indignado com expulsão da Frente Nacional vai recorrer aos tribunais

O cofundador do partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, expulso hoje daquela formação política, disse estar "indignado" com a decisão e que vai recorrer aos tribunais.

© Christian Hartmann / Reuters

O comité executivo do partido anunciou hoje, em comunicado, a expulsão de Jean-Marie Le Pen, remetendo para mais tarde a divulgação dos motivos da decisão.

"Quando me notificarem oficialmente contestarei a decisão junto das autoridades judiciais e acredito, que mais uma vez, vou voltar a ganhar", disse Le Pen a um canal de televisão, advertindo para as consequências da decisão tomada pelo partido.

Jean-Marie Le Pen, pai da atual presidente do partido Marine Le Pen, afirmou que quem tomou a decisão não refletiu bem sobre a "gravidade dos seus atos" e fez "cálculos errados sobre a opinião pública".

Le Pen, para quem a nova presidente do partido "não tolera a mínima oposição", admitiu que este conflito é um duelo a nível pessoal.

"Sou pai e quando estas agressões injustas vêm da minha família, da minha filha, afetam-me ainda mais que quando são feitos por um adversário desconhecido", concluiu.

A expulsão de Le Pen do partido está relacionada com afirmações polémicas que tem feitos nos últimos meses, incluindo a de que as câmaras de gás dos campos de concentração nazi são "um detalhe" da história.

Lusa

  • Le Pen 'abalroado' por eurodeputado britânico
    1:38

    Os Europeus

    É mais um momento insólito da família Le Pen. Esta semana em Estrasburgo o antigo líder do partido francês de extrema direita, Frente Nacional, foi 'abalroado' por um deputado britânico independente enquanto falava aos jornalistas sobre a relação com a filha que recentemente o afastou do partido.

  • Pai e filha Le Pen em guerra aberta
    1:55

    Mundo

    O fundador e presidente honorário da Frente Nacional e a filha, Marine le Pen, atual líder do partido politico francês de extrema direita, estão em guerra aberta. Jean-Marie Le Pen acusa a filha de querer dinamitar o partido e de estar a cometer um suicídio político.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.