sicnot

Perfil

Mundo

Le Pen indignado com expulsão da Frente Nacional vai recorrer aos tribunais

O cofundador do partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, expulso hoje daquela formação política, disse estar "indignado" com a decisão e que vai recorrer aos tribunais.

© Christian Hartmann / Reuters

O comité executivo do partido anunciou hoje, em comunicado, a expulsão de Jean-Marie Le Pen, remetendo para mais tarde a divulgação dos motivos da decisão.

"Quando me notificarem oficialmente contestarei a decisão junto das autoridades judiciais e acredito, que mais uma vez, vou voltar a ganhar", disse Le Pen a um canal de televisão, advertindo para as consequências da decisão tomada pelo partido.

Jean-Marie Le Pen, pai da atual presidente do partido Marine Le Pen, afirmou que quem tomou a decisão não refletiu bem sobre a "gravidade dos seus atos" e fez "cálculos errados sobre a opinião pública".

Le Pen, para quem a nova presidente do partido "não tolera a mínima oposição", admitiu que este conflito é um duelo a nível pessoal.

"Sou pai e quando estas agressões injustas vêm da minha família, da minha filha, afetam-me ainda mais que quando são feitos por um adversário desconhecido", concluiu.

A expulsão de Le Pen do partido está relacionada com afirmações polémicas que tem feitos nos últimos meses, incluindo a de que as câmaras de gás dos campos de concentração nazi são "um detalhe" da história.

Lusa

  • Le Pen 'abalroado' por eurodeputado britânico
    1:38

    Os Europeus

    É mais um momento insólito da família Le Pen. Esta semana em Estrasburgo o antigo líder do partido francês de extrema direita, Frente Nacional, foi 'abalroado' por um deputado britânico independente enquanto falava aos jornalistas sobre a relação com a filha que recentemente o afastou do partido.

  • Pai e filha Le Pen em guerra aberta
    1:55

    Mundo

    O fundador e presidente honorário da Frente Nacional e a filha, Marine le Pen, atual líder do partido politico francês de extrema direita, estão em guerra aberta. Jean-Marie Le Pen acusa a filha de querer dinamitar o partido e de estar a cometer um suicídio político.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.