sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades da Macedónia desbloqueia fronteira e permitem passagem de migrantes

As autoridades da Macedónia desbloquearam, este domingo, a fronteira com a Grécia, permitindo a passagem de milhares de migrantes.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Depois de vários dias de confrontos, a polícia de choque ainda permanece no local, mas não impede que os migrantes entrem na Europa Ocidental através dos Balcãs.

Já ontem, mais de 1500 refugiados, a maioria sírios, entraram na Macedónia pela Grécia sem qualquer resistência policial.

Desde quinta-feira, uma média de duas mil pessoas por dia tentaram a todo o custo chegar à Sérvia, passadando pela Macedónia, e as autoridades locais chegaram mesmo a declarar estado de emergência por não conseguirem controlar o fluxo migratório.

Entretanto, o ministério do Interior da Macedónia, disse que só entre as 8 da noite de sexta-feira e as 8 da manhã de sábado, emitiu 826 certificados de entrada no país.

O Governo fez saber que, pelo menos 163 crianças, cruzaram a fronteira acompanhandos de um adulto com certificado de entrada e outras 25 crianças, que estarão a viajar sozinhas, entraram na Macedónia sem o acompanhamento de qualquer adulto.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim