sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades da Macedónia desbloqueia fronteira e permitem passagem de migrantes

As autoridades da Macedónia desbloquearam, este domingo, a fronteira com a Grécia, permitindo a passagem de milhares de migrantes.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Depois de vários dias de confrontos, a polícia de choque ainda permanece no local, mas não impede que os migrantes entrem na Europa Ocidental através dos Balcãs.

Já ontem, mais de 1500 refugiados, a maioria sírios, entraram na Macedónia pela Grécia sem qualquer resistência policial.

Desde quinta-feira, uma média de duas mil pessoas por dia tentaram a todo o custo chegar à Sérvia, passadando pela Macedónia, e as autoridades locais chegaram mesmo a declarar estado de emergência por não conseguirem controlar o fluxo migratório.

Entretanto, o ministério do Interior da Macedónia, disse que só entre as 8 da noite de sexta-feira e as 8 da manhã de sábado, emitiu 826 certificados de entrada no país.

O Governo fez saber que, pelo menos 163 crianças, cruzaram a fronteira acompanhandos de um adulto com certificado de entrada e outras 25 crianças, que estarão a viajar sozinhas, entraram na Macedónia sem o acompanhamento de qualquer adulto.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.