sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades da Macedónia desbloqueia fronteira e permitem passagem de migrantes

As autoridades da Macedónia desbloquearam, este domingo, a fronteira com a Grécia, permitindo a passagem de milhares de migrantes.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Depois de vários dias de confrontos, a polícia de choque ainda permanece no local, mas não impede que os migrantes entrem na Europa Ocidental através dos Balcãs.

Já ontem, mais de 1500 refugiados, a maioria sírios, entraram na Macedónia pela Grécia sem qualquer resistência policial.

Desde quinta-feira, uma média de duas mil pessoas por dia tentaram a todo o custo chegar à Sérvia, passadando pela Macedónia, e as autoridades locais chegaram mesmo a declarar estado de emergência por não conseguirem controlar o fluxo migratório.

Entretanto, o ministério do Interior da Macedónia, disse que só entre as 8 da noite de sexta-feira e as 8 da manhã de sábado, emitiu 826 certificados de entrada no país.

O Governo fez saber que, pelo menos 163 crianças, cruzaram a fronteira acompanhandos de um adulto com certificado de entrada e outras 25 crianças, que estarão a viajar sozinhas, entraram na Macedónia sem o acompanhamento de qualquer adulto.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49