sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades da Macedónia desbloqueia fronteira e permitem passagem de migrantes

As autoridades da Macedónia desbloquearam, este domingo, a fronteira com a Grécia, permitindo a passagem de milhares de migrantes.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Depois de vários dias de confrontos, a polícia de choque ainda permanece no local, mas não impede que os migrantes entrem na Europa Ocidental através dos Balcãs.

Já ontem, mais de 1500 refugiados, a maioria sírios, entraram na Macedónia pela Grécia sem qualquer resistência policial.

Desde quinta-feira, uma média de duas mil pessoas por dia tentaram a todo o custo chegar à Sérvia, passadando pela Macedónia, e as autoridades locais chegaram mesmo a declarar estado de emergência por não conseguirem controlar o fluxo migratório.

Entretanto, o ministério do Interior da Macedónia, disse que só entre as 8 da noite de sexta-feira e as 8 da manhã de sábado, emitiu 826 certificados de entrada no país.

O Governo fez saber que, pelo menos 163 crianças, cruzaram a fronteira acompanhandos de um adulto com certificado de entrada e outras 25 crianças, que estarão a viajar sozinhas, entraram na Macedónia sem o acompanhamento de qualquer adulto.

  • Médicos e ministro da Saúde voltam hoje às negociações

    País

    O Ministério da Saúde deverá apresentar uma proposta que poderá ser decisiva para a convocação ou não de uma nova greve. O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos tinham anunciado, no dia 11 de agosto, que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, se a nova proposta negocial não levar em conta o que reivindicam.

  • PJ de Portimão deteve italiano foragido
    0:55

    País

    A Polícia Judiciária de Portimão deteve em Lagos um homem italiano que aguardava extradição. O antigo piloto de automóveis esteve foragido durante quase um ano, depois de ter cortado a pulseira eletrónica.