sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 2000 migrantes e refugiados chegam ao porto de Pireu na Grécia

Mais de 2.000 refugiados e migrantes chegaram hoje ao porto do Pireu, em Atenas, a bordo do navio "Eleftheros Venizelos", que faz a rota entre as ilhas do Mar Egeu e a península grega.

© Stoyan Nenov / Reuters

De acordo com dados da guarda costeira, desembarcaram 2.446 pessoas, sendo 628 procedentes de Kos, 75 de Kalimnos, 967 de Leros e 796 de Samos, todas ilhas no Mar Egeu.

Segundo a agência de notícias grega AMNA, a maioria dos migrantes serão trasladados em autocarros até as estações de metro, com o objetivo de chegar à estação central de comboios de Atenas, de onde partirão para a fronteira com a Macedónia.

Espera-se que o "Eleftheros Venizelos" regressa da Mitilene, capital de Lesbos, para continuar os traslados.

O objetivo dos migrantes, na maioria refugiados da Síria, é chegar ao centro e norte da Europa.

A fronteira da Grécia com a Macedónia, primeira paragem da rota dos migrantes, está a entrar em colapso, pois cerca de 2.000 pessoas esperam para poder entrar no país e tomar os comboios com destino à Sérvia, de onde partirão para a Hungria e Áustria, para chegar à Alemanha e Suécia, que são os destinos finais.

Segundo a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), este ano já chegaram à Grécia 160 mil migrantes e refugiados.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.