sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 2000 migrantes e refugiados chegam ao porto de Pireu na Grécia

Mais de 2.000 refugiados e migrantes chegaram hoje ao porto do Pireu, em Atenas, a bordo do navio "Eleftheros Venizelos", que faz a rota entre as ilhas do Mar Egeu e a península grega.

© Stoyan Nenov / Reuters

De acordo com dados da guarda costeira, desembarcaram 2.446 pessoas, sendo 628 procedentes de Kos, 75 de Kalimnos, 967 de Leros e 796 de Samos, todas ilhas no Mar Egeu.

Segundo a agência de notícias grega AMNA, a maioria dos migrantes serão trasladados em autocarros até as estações de metro, com o objetivo de chegar à estação central de comboios de Atenas, de onde partirão para a fronteira com a Macedónia.

Espera-se que o "Eleftheros Venizelos" regressa da Mitilene, capital de Lesbos, para continuar os traslados.

O objetivo dos migrantes, na maioria refugiados da Síria, é chegar ao centro e norte da Europa.

A fronteira da Grécia com a Macedónia, primeira paragem da rota dos migrantes, está a entrar em colapso, pois cerca de 2.000 pessoas esperam para poder entrar no país e tomar os comboios com destino à Sérvia, de onde partirão para a Hungria e Áustria, para chegar à Alemanha e Suécia, que são os destinos finais.

Segundo a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), este ano já chegaram à Grécia 160 mil migrantes e refugiados.

Lusa

  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • Há mesmo um carro voador pousado no meio de Paris

    Dito assim, exageramos a importância da coisa, porque de facto estamos a falar de um protótipo que, inteiro, nunca voou. Dito assim, diminui a importância de termos ali mesmo à nossa frente um seríssimo protótipo de carro voador feito em colaboração pela Italdesign e pela Airbus a grande companhia construtora de aviões na Europa, desde o ano passado também com a colaboração da Audi. Faltava aqui um grande construtor de automóveis capaz de acrescentar o seu conhecimento.

    Lourenço Medeiros