sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 13 mortos em naufrágio de barco com migrantes ao largo da Malásia

Pelo menos 13 pessoas morreram hoje no estreito de Malaca no naufrágio de uma embarcação que as autoridades estimam que transportava cerca de 70 migrantes indonésios, anunciou um responsável da Malásia.

O pequeno barco afundou-se no mar agitado ao largo da costa oeste da Malásia, perto da cidade de Sabak Bernam, no Estado de Selangor, disse à AFP Mohamad Aliyas Hamdan, dos serviços marítimos da Malásia.

"Os pescadores socorreram 13 pessoas e encontraram os corpos de outras 13", acrescentou.

Com base no tamanho do barco, as autoridades estimam que na altura do acidente estivessem a bordo cerca de 70 pessoas, mas os pescadores locais disseram que poderia haver até 100 migrantes, acrescentou a mesma fonte.

"Destacámos 12 navios e um avião, juntamente com cerca de 200 funcionários para a operação de busca e resgate das vítimas restantes", disse.

As autoridades malaias ainda têm de verificar a nacionalidade das vítimas. Os corpos serão levados para um hospital público em Teluk Intan, no estado vizinho de Perak.

"Não temos a certeza se os migrantes estavam a tentar entrar na Malásia ou a tentar abandonar a Malásia ilegalmente", observou Aliyas, descrevendo o naufrágio como a pior tragédia de barco este ano.

A Malásia, a terceira maior economia do sudeste Asiático, tem sido um íman para os indonésios que buscam emprego.

Estima-se que cerca de dois milhões de imigrantes ilegais -- a grande maioria da Indonésia -- trabalhem na Malásia.

Lusa

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.