sicnot

Perfil

Mundo

Lesão cerebral "ajuda a parar de fumar"

Uma região particular do cérebro poderá ser responsável pela dependência da nicotina, revela um estudo norte-americano. Uma lesão cerebral nessa região mostrou aos cientistas que as pessoas afectadas deixaram mais facilmente de fumar.

© Andrew Winning / Reuters

Ao estudar as diferentes lesões cerebrais de 156 sobreviventes de AVC, os cientistas perceberam que aqueles que tinham sido afectados na ínsula deixaram de fumar e tiveram menos sintomas de abstinência da nicotina que os outros com lesões diferentes.

A maioria dos medicamentos para parar de fumar actuam de forma a bloquear o "sistema de recompensa" da nicotina. As pastilhas e os pensos de nicotina ajudam a controlar a necessidade dessa substância fornecendo certas doses de nicotina ao organismo à medida que o fumador abandona o tabaco.

O investigador principal do estudo publicado nas revistas Addiction e Addictive Behaviors, Amir Abdolahi, acredita que ter como alvo a ínsula em novas abordagens terapêuticas poderá ter uma maior taxa de sucesso na cessação tabágica.

"Será necessária uma investigação mais aprofundada para percebermos exactamente qual o papel da ínsula, mas ficou bem claro que esta região do cérebro é responsável por algo que influencia a dependência", afirma Amir Abdolahi, citado pela BBC.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.