sicnot

Perfil

Mundo

Lesão cerebral "ajuda a parar de fumar"

Uma região particular do cérebro poderá ser responsável pela dependência da nicotina, revela um estudo norte-americano. Uma lesão cerebral nessa região mostrou aos cientistas que as pessoas afectadas deixaram mais facilmente de fumar.

© Andrew Winning / Reuters

Ao estudar as diferentes lesões cerebrais de 156 sobreviventes de AVC, os cientistas perceberam que aqueles que tinham sido afectados na ínsula deixaram de fumar e tiveram menos sintomas de abstinência da nicotina que os outros com lesões diferentes.

A maioria dos medicamentos para parar de fumar actuam de forma a bloquear o "sistema de recompensa" da nicotina. As pastilhas e os pensos de nicotina ajudam a controlar a necessidade dessa substância fornecendo certas doses de nicotina ao organismo à medida que o fumador abandona o tabaco.

O investigador principal do estudo publicado nas revistas Addiction e Addictive Behaviors, Amir Abdolahi, acredita que ter como alvo a ínsula em novas abordagens terapêuticas poderá ter uma maior taxa de sucesso na cessação tabágica.

"Será necessária uma investigação mais aprofundada para percebermos exactamente qual o papel da ínsula, mas ficou bem claro que esta região do cérebro é responsável por algo que influencia a dependência", afirma Amir Abdolahi, citado pela BBC.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30, marcando o reinício da sessão para as 14:15. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.