sicnot

Perfil

Mundo

Nova-iorquinos dedicaram seis minutos de silêncio às vítimas do 11 de setembro

​Os nova-iorquinos dedicaram hoje seis minutos de silêncio em homenagem às cerca de três mil vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, o pior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.

EPA

Na passagem do 14º aniversário dos atentados, o tributo arrancou com um primeiro minuto de silêncio às 08:45 locais (13:45 em Lisboa), hora em que se deu o primeiro embate de um avião contra a torre norte do World Trade Center (WTC).

Imediatamente depois começou a leitura de nomes das 2.983 vítimas dos quatro atentados levados a cabo nesse dia, dois contra as torres gémeas de Nova Iorque, outro contra o Pentágono, outro em Pensilvânia. O atentado contra o World Trade Center em 1993 também foi evocado.

A segunda leitura de nomes decorreu cerca das 09:30 (14:30 em Lisboa), altura em que há 14 anos se deu o segundo embate de avião contra a Torre Sul do World Trade Center.

A cerimónia no monumento erguido no local onde a 11 de setembro de 2001 ocorreu o ataque contou com a presença de milhares de cidadãos e dirigentes políticos, como o atual presidente de câmara municipal de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o antigo autarca nova-iorquino Michael Bloomberg.

A 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofreram o pior ataque terrorista da sua história, quando dois aviões sequestrados pela Al-Qaida embateram contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, e outro contra o Pentágono, em Washington, enquanto um quarto avião caiu em Pensilvânia.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.