sicnot

Perfil

Mundo

Paquistão proíbe anúncio de preservativos considerado imoral

A autoridade dos 'media' no Paquistão proibiu hoje um anúncio a uma marca de preservativos, que considerou imoral e contrário às normas religiosas, depois de várias queixas do público.

© Daniel Munoz / Reuters

Fakhar-ud-Din Mughal, porta-voz da Autoridade Reguladora dos 'Media' Eletrónicos do Paquistão (PEMRA, sigla em inglês), afirmou que receberam "dezenas de queixas contra o anúncio televisivo considerado indecente".

"Na sua diretiva, a PEMRA indica que o anúncio é visto, de um modo geral, como indecente, imoral e sem qualquer respeito pelas normas sócio-culturais e religiosas" do Paquistão, acrescentou.

No anúncio, um homem pede, numa loja na berma de uma estrada, uma pequena embalagem de preservativos. Um segundo homem aparece e pede uma embalagem maior, com um gesto, que pode ser interpretado como obsceno. Toda a rua começa a cantar e a dançar ao estilo "bhangra".

Esta é a segunda vez que a empresa produtora dos preservativos, Josh, é alvo de uma proibição de difusão dos seus anúncios.

No Paquistão, com perto de 200 milhões de habitantes, de maioria muçulmana, é tabu discutir publicamente assuntos relativos à contraceção.

De acordo com as Nações Unidas, um terço dos paquistaneses não tem acesso a métodos de controlo de natalidade, num país onde a população aumenta mais de 2% ao ano.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.