sicnot

Perfil

Mundo

Obama pede a empresários para pressionarem Congresso para levantar embargo a Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje aos empresários norte-americanos para pressionarem o Congresso no sentido do levantamento do embargo a Cuba, destacando as "significativas oportunidades económicas" do processo de normalização das relações bilaterais.

© Carlos Barria / Reuters

Durante um encontro com empresários em Washington, Barack Obama disse que a visita do Papa Francisco a Cuba será uma "oportunidade" para aumentar o "interessantes diálogos" que já ocorrem dentro da ilha.

O Presidente afirmou que Cuba "não vai mudar da noite para o dia" com o processo de normalização das relações com os Estados Unidos, acrescentando que, "inevitavelmente", com o tempo, a proximidade vai "criar espaço para a liberdade pessoal e a transição política".

"Não faz sentido que continuemos a aplicar as velhas formas de fazer negócio" com Cuba, disse Barack Obama, referindo-se ao embargo.

Desde o anúncio em dezembro do processo para a normalização das relações entre os dois países, Obama tem-se manifestado a favor do levantamento do embargo imposto à ilha há mais de meio século.

Apenas o Congresso norte-americano, atualmente com maioria republicana, pode levantar o embargo.

O processo para a normalização das relações entre os dois países, já levou ao restabelecimento das relações diplomáticas com a abertura em julho das respetivas embaixadas em Washington e Havana.

Lusa

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.