sicnot

Perfil

Mundo

Sismo no Chile de 8,3 foi sentido na Argentina e motivou alertas de 'tsunami'

O sismo que ocorreu na noite quarta-feira no mar perto da costa chilena, de magnitude 8,3 na escala aberta de Richter, motivou alertas de 'tsunami' e foi sentido na capital argentina.

O abalo ocorreu ao início da noite e foi seguido de várias réplicas, tendo levado habitantes da capital, Santiago, a saírem para a rua, com medo.

A intensidade do abalo levou a que fosse sentido a pelo menos 1.400 quilómetros de distância, em Buenos Aires.

O tremor de terra ocorreu às 19:54 locais (23:54 de Lisboa), a 36 quilómetros a oeste da cidade de Canela Baja, na região de Coquimbo, 500 quilómetros a norte de Santiago, e a uma profundidade de 11 quilómetros, indicou o centro sismológico nacional da universidade do Chile.

A marinha chilena lançou imediatamente um alerta de 'tsunami' para a costa e ilhas do Pacífico. Até ao momento, as autoridades chilenas não relataram a existência de vítimas ou estragos materiais avultados.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Lusa

  • Sismo de magnitude 8,3 no Chile

    Mundo

    Um grande sismo, de magnitude 8,3 na escala de Richter, ocorreu na quarta-feira no Chile, tendo sido emitido um alerta de 'tsunami', anunciou hoje a agência de geologia norte-americana.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..