sicnot

Perfil

Mundo

Sismo no Chile de 8,3 foi sentido na Argentina e motivou alertas de 'tsunami'

O sismo que ocorreu na noite quarta-feira no mar perto da costa chilena, de magnitude 8,3 na escala aberta de Richter, motivou alertas de 'tsunami' e foi sentido na capital argentina.

O abalo ocorreu ao início da noite e foi seguido de várias réplicas, tendo levado habitantes da capital, Santiago, a saírem para a rua, com medo.

A intensidade do abalo levou a que fosse sentido a pelo menos 1.400 quilómetros de distância, em Buenos Aires.

O tremor de terra ocorreu às 19:54 locais (23:54 de Lisboa), a 36 quilómetros a oeste da cidade de Canela Baja, na região de Coquimbo, 500 quilómetros a norte de Santiago, e a uma profundidade de 11 quilómetros, indicou o centro sismológico nacional da universidade do Chile.

A marinha chilena lançou imediatamente um alerta de 'tsunami' para a costa e ilhas do Pacífico. Até ao momento, as autoridades chilenas não relataram a existência de vítimas ou estragos materiais avultados.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Lusa

  • Sismo de magnitude 8,3 no Chile

    Mundo

    Um grande sismo, de magnitude 8,3 na escala de Richter, ocorreu na quarta-feira no Chile, tendo sido emitido um alerta de 'tsunami', anunciou hoje a agência de geologia norte-americana.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.