sicnot

Perfil

Mundo

Avião militar venezuelano despenhou-se quando perseguia aeronave ilegal na fronteira

Um avião da Força Aérea Venezuelana despenhou-se quando perseguia uma aeronave "ilegal" numa localidade próxima da fronteira com a Colômbia, com dois tripulantes a bordo anunciou o ministério da Defesa.

Num comunicado, aquele organismo refere que o acidente aconteceu pelas 21:07 horas locais de quinta-feira (0:37 horas de hoje em Lisboa), envolvendo um avião de fabrico russo, pilotado pelos capitães Ronald Ramirez e Jackson Garcia, que se despenhou quando "cumpriam o sagrado dever de custodiar o nosso espaço aéreo soberano".

O documento indica que "se ativou o sistema de defesa aérea integral, ao detetar que uma aeronave ilícita entrou na região norte-ocidental do país, em direção ao sul, ao limite fronteiriço com a República da Colômbia, zona onde mafias ligadas ao narcotráfico pretendem utilizar o nosso território como plataforma de distribuição de drogas do vizinho país para a América Central e as Caraíbas".

A aeronave "despenhou-se a terra, sem que se conheça a situação dos pilotos", refere a Venezuela, que assegura o empenho das suas Forças Armadas no combate ao narcotráfico e ao paramilitarismo que se verifica na zona.

No passado dia 24 de agosto, as autoridades venezuelanas decretaram o estado de emergência em seis municípios fronteiriços com a Colômbia, justificando a medida com o combate a grupos paramilitares, ao narcotráfico e ao contrabando.

Entretanto o estado de emergência foi expandido a 20 municípios, abrangendo os Estados venezuelanos de Táchira, Zúlia e parte de Apure.

Desde o encerramento da fronteira, pelo menos 1.355 colombianos foram repatriados e mais de quinze mil abandonaram a Venezuela voluntariamente, segundo fontes não oficiais.

O encerramento tem gerado preocupação em organismos internacionais como a União de Nações da América do Sul (Unasul) e a União Europeia.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.