sicnot

Perfil

Mundo

Obama lança campanha para incentivar imigrantes a tornarem-se cidadãos dos EUA

O Governo dos Estados Unidos lançou na quinta-feira uma campanha liderada pelo Presidente Barack Obama, para incentivar cerca de 8,8 milhões de imigrantes legais no país a tornarem-se cidadãos norte-americanos.

© Kevin Lamarque / Reuters

A campanha, cujo lema é lema "Stand Stronger", foi apresentada num vídeo protagonizado pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual sublinha os benefícios da cidadania norte-americana.

"Ao passares a ser um cidadão norte-americano dás um passo importante para garantir esses sonhos para todos nós. A promessa de melhores oportunidades de trabalho, os direitos e liberdades de que goza qualquer norte-americano e a possibilidade de dar algo mais ao país que agora chamas casa", afirmou o Presidente norte-americano.

"Não se trata de mudar quem és, mas sim de acrescentar um novo capítulo à tua viagem como cidadão norte-americano e à nossa jornadacomo nação de imigrantes", garantiu.

A campanha "Stand Stronger" conta como "embaixadores presidenciais" com o chefe espanhol José Andrés (naturalizado), a atriz Diane Guerrero, o músico Dave Matthews e o ex-jogador de basebol mexicano dos Los Angeles Dodgers Fernando Valenzuela, também naturalizado norte-americano.

"De acordo com estimativas recentes, há aproximadamente 13,3 milhões de residentes permanentes legais a residir nos Estados Unidos, e 8,8 milhões deles podem requerer a cidadania", informou a Casa Branca.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.