sicnot

Perfil

Mundo

Alexis Tsipras toma posse como primeiro-ministro da Grécia

O líder do Syriza, partido vencedor das eleições legislativas de domingo na Grécia, Alexis Tsipras, tomou hoje posse como primeiro-ministro, numa cerimónia civil transmitida pela televisão grega.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Perante o Presidente da República, Tsipras comprometeu-se a "servir o povo grego" com "honra e consciência" e jurou "defender a Constituição e as leis" do país.

O anúncio dos membros do seu segundo Governo deverá ser feito na quarta-feira.

O Syriza venceu as eleições legislativas antecipadas de domingo com 35,47% dos votos e 145 lugares no parlamento e formará Governo com os nacionalistas Gregos Independentes, que alcançaram 3,69% dos votos e 10 lugares.

As duas formações ficam com 155 lugares, num parlamento de 300 deputados, uma maioria suficiente para repetir a coligação formada em janeiro.

Lusa

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49