sicnot

Perfil

Mundo

Ataques do Boko Haram de domingo na Nigéria provocaram dezenas de mortos

O grupo extremista Boko Haram realizou no domingo dos ataques mais mortíferos na cidade nigeriana de Maiduguri, desde que o novo Presidente do país, Muhammudu Buhari, tomou posse, provocando entre 50 e 85 mortos.

Jossy Ola

A polícia da capital do estado de Borno disse que pelo menos 54 pessoas morreram nos ataques coordenados de domingo, que deixaram também 90 feridos.

Testemunhas falam de pelo menos 85 mortos.

Os ataques de domingo à noite ocorreram próximo do aeroporto da cidade.

As forças de defesa e equipas de resgate disseram que as explosões foram provocadas com dispositivos caseiros, mas a polícia salientou que uma mulher também se fez explodir.

Maiduguri, onde o grupo Boko Haram foi fundado em 2002, tem sido o epicentro da atividade do grupo, que aumentou desde que o novo chefe de Estado chegou ao poder e prometeu eliminá-los num prazo de três meses.

Desde que o Presidente tomou posse, a 29 de maio, pelo menos 1.100 pessoas foram mortas em ataques do grupo no estado de Borno.

As autoridades nigerianas têm minimizado o número de mortos provocados pelos ataques do Boko Haram, que desde 2009 já retiraram a vida a pelo menos 17.000 pessoas e forçaram mais de dois milhões a deixar as suas casas.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC