sicnot

Perfil

Mundo

Polícia desmantela vários acampamentos de refugiados em Calais

Perto de 400 refugiados, maioritariamente sírios, foram desalojados hoje pelas forças da ordem de vários acampamentos situados perto do porto francês de Calais (norte), constatou um correspondente da agência France Presse.

© Regis Duvignau / Reuters

As operações decorreram de uma decisão da justiça, segundo fontes concordantes próximas do dossier.

A prefeitura do Pas-de-Calais afirmou à AFP que no exterior de um novo campo criado em abril, designado "Nova Selva", "qualquer acampamento não autorizado não poderá permanecer e será alvo de evacuação".

Sem solução de alojamento, uma meia centena de refugiados acompanhados de militantes do movimento "No border", que luta pela abolição das fronteiras, improvisaram um acampamento no porto no final da manhã para recusar ir para a "Nova Selva", que acolhe perto de 3.000 migrantes.

Foram dispersados pelas forças da ordem, que usaram gás lacrimogéneo e interpelaram três militantes do "No border", segundo vários responsáveis associativos.

Dois outros acampamentos com cerca de 50 pessoas cada, situados igualmente nas proximidades do porto e nos quais viviam há vários meses sírios e outros migrantes vindos de África, foram desmantelados.

As tendas foram instaladas há vários meses, antes da criação da "Nova Selva" em abril.

Um quarto acampamento situado perto da "Nova Selva", com numerosos cidadãos eritreus, foi também desmantelado com a ajuda de uma retroescavadora, constatou um repórter fotográfico da AFP.

Cerca de 4.000 migrantes, vindos principalmente do leste de África, do Afeganistão e da Síria, encontram-se na região de Calais, tentando passar o canal da Mancha para chegarem à Grã-Bretanha.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.