sicnot

Perfil

Mundo

Doze prémios Nobel da Paz pedem a Obama ajuda para libertar Liu Xiaobo

Doze prémios Nobel da Paz, incluindo Desmond Tutu e o Dalai Lama, pediram ao Presidente norte-americano para exigir a libertação do dissidente chinês Liu Xiaobo, durante a visita do chefe de Estado da China aos Estados Unidos.

© Scanpix Scanpix / Reuters

Segundo uma carta hoje divulgada, com data de 02 de setembro, os signatários exortam Barack Obama, também prémio Nobel da Paz, a "pedir publicamente ao Governo chinês para libertar" Liu Xiaobo e a sua mulher, Liu Xia.

O escritor e crítico literário chinês, que também venceu o prémio Nobel da Paz, foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", em 2009.

Logo a seguir, a sua mulher, Liu Xia, foi posta em prisão domiciliária.

Na carta, os signatários pedem para que seja autorizada a "ir para o estrangeiro receber tratamento, tal como pediu".

"Todas as tentativas para encontrar uma solução para a sua detenção através de negociações diplomáticas nos bastidores falharam", referem os 12 signatários, que incluem também o ex-Presidente polaco Lech Walesa e o ex-líder do Partido Unionista da Irlanda do Norte, David Trimble.

"Acreditamos que se líderes como o senhor não agirem rapidamente na frente do palco e nos bastidores, a China vai continuar a acreditar que pode agir com impunidade e sem consequências", referem na carta a Barack Obama.

O Presidente da China, Xi Jinping, chegou terça-feira aos Estados Unidos e deve ser recebido sexta-feira por Barack Obama na Casa Branca.

O governo norte-americano prometeu que a espinhosa questão dos direitos humanos, as liberdades políticas e religiosas vão ser discutidas, com destaque para o comércio.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.