sicnot

Perfil

Mundo

Jovem encabeça "revolução capilar" na África do Sul

Dylan Reynders, 17 anos. Lidera uma espécie de "revolução capilar" em Joanesburgo, na África do Sul. Recusa-se a cortar o cabelo, como obrigam as regras da escola, e recorre à lei fundamental para dizer não.

Careca de saber as regras da escola, com as quais não concorda no que ao cabelo diz respeito, Dylan Reynders decidiu, durante as férias, debruçar-se sobre a constituição e regulamentos internos das escolas sul-africanas.

No regresso à escola, este mês, decidiu tomar uma posição: recusar-se a cortar o cabelo e recorreu à lei fundamental para dizer não. Aconteceu na Bryanston High School em Joanesburgo, conta a BBC.

Foi o rastilho para uma discussão que já dura há várias semanas. De acordo com as regras da escola, frequentada pelo jovem Dylan e citadas pela BBC, "o cabelo não pode tocar nas orelhas ou encaracolar e tocar no pescoço".

Questionado sobre as motivações deste protesto, o jovem explicou: "Basta. Já chega. Além do mais o meu cabelo não está assim tão comprido".

Apesar do apoio da família e do diretor da escola reconhecer-se a coragem, Dylan não se livrou de uma suspensão.

Já perdeu duas das três primeiras semanas de escola. Regressou à escola, de cabelo cortado e com um lugar no conselho estudantil onde irá ser debatida a "problemática".

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.