sicnot

Perfil

Mundo

Almoço dos líderes mundiais em cimeira ambiental na ONU foi.. 'lixo'

Os líderes mundiais estão acostumados aos melhores repastos, cheios de luxo, mas este domingo tiveram uma surpresa nas Nações Unidas, Estados Unidos, com o que lhes foi servido ao almoço: lixo.

DON EMMERT / POOL

O almoço durante a cimeira do desenvolvimento sustentável foi feito inteiramente com comida que, noutras alturas, teria terminado no caixote do lixo, na esperança de destacar a quantidade de lixo produzido pelas dietas modernas e o seu papel no agravamento das alterações climáticas.

O menu para o almoço na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, foi um hambúrguer vegetal feito da polpa que sobrou da produção de sumo, que usualmente é desperdiçada.

Este foi acompanhado com batatas fritas feitas a partir de amido de milho que normalmente vai para a alimentação animal.

Foi assim servida a refeição americana típica, mas desconstruída quanto aos alimentos utilizados.

"O desafio foi criar algo verdadeiramente delicioso no que seria jogado fora", disse à agência France Presse Dan Barber, um proeminente chefe de Nova Iorque, que trabalhou no menu com Sam Kass, ex-chefe de cozinha da Casa Branca, que dirigiu o programa anti obesidade da primeira-dama Michelle Obama.

Kass afirmou que se lembrou do conceito de um almoço baseado em desperdícios, a propósito da cimeira das Nações Unidas, que se realiza no fim do ano em Paris.

Esta reunião visa alcançar um acordo global para combater o agravamento das alterações climáticas, sendo que a parte do desperdício alimentar será apenas discutida em pequenos círculos.

O almoço de hoje entre os líderes mundiais contou com as presenças do presidente francês François Hollande e do presidente peruano Ollanta Humala.

A delegação portuguesa na cimeira da ONU sobre Desenvolvimento sustentável foi liderada pelo chefe da diplomacia, Rui Machete, e integrou também o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

Segundo dados da ONU, 28% das terras agrícolas em todo o mundo produzem alimentos que são perdidos ou desperdiçados.

A perda em cada ano é equivalente a 3,3 mil milhões de toneladas de carbono, responsável pelas mudanças climáticas. Se o desperdício de alimentos fosse um país calcula-se que seria o maior emissor depois da China e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.