sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem indica que britânicos são cada vez mais a favor da saída da UE

Os britânicos estão cada vez mais a favor do "brexit" (termo utilizado para designar a saída da Grã-Bretanha da União Europeia), de acordo com uma nova sondagem publicada hoje no diário "The Times".

© Toby Melville / Reuters

A sondagem, feita pela empresa YouGov para aquele periódico, indica que 40% dos inquiridos prefere sair do bloco europeu, enquanto 38% defende a permanência.

O matutino salienta também que a última vez em que os defensores da saída da UE estiveram à frente nas sondagens foi em novembro de 2014.

No passado mês de junho, foi levada a cabo uma sondagem que apontou para uma vantagem de 10 pontos dos que preferem ficar na União Europeia.

"Contudo, a opinião pública parece ter mudado de ideias depois de um verão marcado pela crise dos refugiados", salienta o '"The Times'.

Esta sondagem foi publicada numa altura em que estão a decorrer debates internos nos partidos sobre as vantagens em o Reino Unido sair da UE.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu levar a cabo um referendo europeu antes do fim de 2017.

De acordo com o jornal, David Cameron não fixou ainda uma data para o referendo, mas alguns comentadores políticos afirmam que poderá realizar-se no outono do próximo ano.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.