sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem indica que britânicos são cada vez mais a favor da saída da UE

Os britânicos estão cada vez mais a favor do "brexit" (termo utilizado para designar a saída da Grã-Bretanha da União Europeia), de acordo com uma nova sondagem publicada hoje no diário "The Times".

© Toby Melville / Reuters

A sondagem, feita pela empresa YouGov para aquele periódico, indica que 40% dos inquiridos prefere sair do bloco europeu, enquanto 38% defende a permanência.

O matutino salienta também que a última vez em que os defensores da saída da UE estiveram à frente nas sondagens foi em novembro de 2014.

No passado mês de junho, foi levada a cabo uma sondagem que apontou para uma vantagem de 10 pontos dos que preferem ficar na União Europeia.

"Contudo, a opinião pública parece ter mudado de ideias depois de um verão marcado pela crise dos refugiados", salienta o '"The Times'.

Esta sondagem foi publicada numa altura em que estão a decorrer debates internos nos partidos sobre as vantagens em o Reino Unido sair da UE.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu levar a cabo um referendo europeu antes do fim de 2017.

De acordo com o jornal, David Cameron não fixou ainda uma data para o referendo, mas alguns comentadores políticos afirmam que poderá realizar-se no outono do próximo ano.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24