sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump propõe "grandes cortes" nos impostos para pobres, ricos e empresas

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos da América Donald Trump revelou na segunda-feira o seu programa fiscal com "grandes cortes de impostos" para os cidadãos com menos recursos, os mais ricos e as empresas.

© Shannon Stapleton / Reuters


Numa conferência de imprensa na Torre Trump, em Manhattan, Nova Iorque, o magnata propôs "simplificar" o código fiscal e eliminar os subterfúgios a que recorrem atualmente os fundos de investimento e as multinacionais.

Entre as medidas propostas por Trump, que continua a liderar nas sondagens entre os republicanos, apesar de muito próximo do neurocirurgião reformado Ben Carson, destaca-se um corte da tributação máxima para as empresas dos 35% atuais para 15%.

Trump propõe também que quem ganhar mais de 150.001 dólares por ano e os casais que, entre os dois, aufiram 300.001 dólares anuais passem a pagar 25% em impostos, abaixo dos atuais 40%.

O magnata sugere ainda que as famílias mais carenciadas não paguem impostos, pelo que o seu plano isenta de deveres ficais todos os que ganhem menos de 25.000 dólares por ano ou casais que ganhem menos de 50.000 dólares entre os dois.

"Propomos um código fiscal incrível. Será simples, será fácil, será justo. Grandes cortes de impostos para os rendimentos médios e para a maioria dos norte-americanos", assegurou Trump durante a apresentação.

"Fará crescer a economia norte-americana a um nível que não se viu durante décadas", afirmou.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.