sicnot

Perfil

Mundo

Execução suspensa nos EUA após dúvidas sobre injeção letal

O governador do Estado norte-americano de Oklahoma ordenou esta quarta-feira a suspensão da execução de um homem, condenado à morte, nos últimos minutos antes de ser concretizada, devido a dúvidas sobre um dos produtos usados na injeção letal.

Familiares e apoiantes do condenado reuniram-se em protesto contra a execução, junto ao estabelecimento prisional.

Familiares e apoiantes do condenado reuniram-se em protesto contra a execução, junto ao estabelecimento prisional.

© Nick Oxford / Reuters

"Nos últimos minutos levantaram-se dúvidas sobre os produtos químicos utilizados na injeção letal", referiu o governador num comunicado, no qual adia a execução de Richard Glossip para 06 de novembro.

O governador Mary Fallin adiou a execução em 37 dias, "o tempo necessário" para esclarecer as dúvidas acerca do uso de acetato de potássio e assim assegurar "que está a cumprir plenamente os protocolos aprovados pelos tribunais federais".

A ordem do governador surge após o Supremo Tribunal norte-americano ter rejeitado um último apelo dos advogados de Richard Glossip.

A nota explica que o acetato de potássio deveria ser usado como a terceira "droga" no 'cocktail' da injeção letal.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.