sicnot

Perfil

Mundo

Execução suspensa nos EUA após dúvidas sobre injeção letal

O governador do Estado norte-americano de Oklahoma ordenou esta quarta-feira a suspensão da execução de um homem, condenado à morte, nos últimos minutos antes de ser concretizada, devido a dúvidas sobre um dos produtos usados na injeção letal.

Familiares e apoiantes do condenado reuniram-se em protesto contra a execução, junto ao estabelecimento prisional.

Familiares e apoiantes do condenado reuniram-se em protesto contra a execução, junto ao estabelecimento prisional.

© Nick Oxford / Reuters

"Nos últimos minutos levantaram-se dúvidas sobre os produtos químicos utilizados na injeção letal", referiu o governador num comunicado, no qual adia a execução de Richard Glossip para 06 de novembro.

O governador Mary Fallin adiou a execução em 37 dias, "o tempo necessário" para esclarecer as dúvidas acerca do uso de acetato de potássio e assim assegurar "que está a cumprir plenamente os protocolos aprovados pelos tribunais federais".

A ordem do governador surge após o Supremo Tribunal norte-americano ter rejeitado um último apelo dos advogados de Richard Glossip.

A nota explica que o acetato de potássio deveria ser usado como a terceira "droga" no 'cocktail' da injeção letal.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.