sicnot

Perfil

Mundo

DGS confirma quatro casos de botulismo e dois casos prováveis

A Direção-Geral de Saúde (DGS) informou hoje que o balanço do número de casos de botulismo alimentar em Portugal aumentou para quatro doentes confirmados e "dois casos prováveis em estudo", que aguardam resultados de análises.

MIGUEL A. LOPES

A DGS refere ainda, num esclarecimento publicado na sua página na Internet, que não há mortes a registar relacionados com botulismo alimentar.

Segundo a DGS, dos quatro casos confirmados um diz respeito a um cidadão residente na Suíça, "que consumiu alimentos suspeitos em Portugal".

Os "dois casos prováveis" aguardam resultados das análises em curso pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

"Não há, por razões de Saúde Pública, impedimento de consumo de alimentos do tipo enchidos e fumados uma vez que o problema de intoxicação foi unicamente identificado em determinada marca, já referida anteriormente", declarou a DGS.

No sábado, um comunicado conjunto da DGS, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e do INSA revelou que "a origem destes casos de doença está associada à ingestão de produtos alimentares fumados (alheiras) comercializados apenas com a marca comercial Origem Transmontana".

Por esta razão, foi determinada a "retirada imediata dos produtos à base de carne e dos queijos, da marca comercial Origem Transmontana, dos circuitos de distribuição e comercialização".

O botulismo alimentar é uma doença grave de evolução aguda e é desde 1999 de declaração obrigatória em Portugal, tendo-se registado até 2013 menos de uma centena de casos.

Lusa

  • Mais dois casos suspeitos de botulismo
    0:25

    País

    Além dos três casos confirmados de botulismo há mais dois doentes que podem ter sido infetados com a doença. Todos os doentes estão internados mas nenhum corre risco de vida. Só na sexta-feira deverão ser conhecidos os resultados das análises aos dois novos doentes.

  • O que é o botulismo?
    0:59

    País

    Os produtos da marca "Origem Transmontana" que foram retirados do mercado terão causado três casos de botulismo alimentar. Em comunicado, a Direção Geral da Saúde alerta para os perigos e explica o que pode estar na origem da doença.

  • Casos de botulismo alimentar prejudicam setor do fumeiro em Trás-os-Montes
    3:02

    País

    A notícia dos três casos de botulismo alimentar, relacionados com a ingestão de alheira da marca "Origem Transmontana", está a ter consequências negativas para o setor do fumeiro de Trás-os-Montes. Há já produtores de alheiras de Mirandela que se viram confrontados com o cancelamento de encomendas porque os consumidores estão associar o nome daquela marca a todos os produtos com origem na Região transmontana.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.