sicnot

Perfil

Mundo

Dengue causa a morte a 693 pessoas no Brasil este ano

Pelo menos 693 pessoas foram mortas este ano no Brasil pela dengue, uma doença tropical transmitida por um mosquito, na sua maioria no Estado de São Paulo, no sudeste do país.

reuters

Aquele número de mortes é um recorde desde que estes casos começaram a ser registados, em 1990.

O Ministério da Saúde informou, em comunicado, que "foram confirmadas 693 mortes devido a dengue (de 04 de janeiro a 29 de agosto), o que representa uma subida de 70% em relação ao esmo período de 2014, quando foram notificados 407 casos".

Em 2013 morreram 674 pessoas devido a esta causa.

No total, a dengue foi contraída por 1,41 milhões de brasileiros desde o início do ano, o que equivale a 1.979 casos por 100 mil habitantes.

O Estado de São Paulo, o mais povoado do Brasil, registou 667.500 casos de dengue, uma doença que causa fortes febres e dores nas articulações e pode ser mortal na sua forma hemorrágica.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Isto é quase como uma faca nas costas"
    0:40
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.