sicnot

Perfil

Mundo

Lagarde sugere taxa carbono combater alterações climáticas e melhorar orçamentos

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considerou hoje que agora "é o bom momento" para introduzir uma "taxa carbono", para financiar a luta contra o aquecimento climático e melhorar as finanças públicas.

© Mariana Bazo / Reuters

A consideração de Lagarde foi feita durante a assembleia do FMI e Banco Mundial, que decorre na capital do Peru, Lima, a dois meses da conferência que a Organização das Nações Unidas está a organizar sobre o clima, que vai decorrer em Paris.

Para a diretora do FMI, esta contribuição permitiria aos ministros das Finanças do mundo reconstituir "almofadas de segurança" orçamentais, que foram duramente afetadas pela recente crise económica e financeira mundial.

"Os ministros das Finanças procuram fontes de receita, é típico deles (...)têm sempre necessidade de almofadas de segurança para combater a próxima crise", especificou Lagarde.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.