sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal reabre processo que pede impugnação de mandato de Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro decidiu na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa) reabrir uma ação que pede a impugnação do mandato da Presidente do país, Dilma Rousseff, e do seu vice, Michel Temer.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Ueslei Marcelino / Reuters

Na ação, o principal partido opositor ao Governo, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), alega que houve abusos durante a campanha eleitoral de Rousseff em 2014 relacionados, entre outros aspetos, com desvios uso indevido de equipamentos públicos e fraude e irregularidades nos gastos de campanha.

É a primeira vez que este tipo de processo é instaurado contra um Presidente no Brasil. Rousseff, Temer e os respetivos partidos, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), terão de apresentar as suas defesas ao tribunal.

O TSE irá, agora, julgar o mérito da questão.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.