sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal reabre processo que pede impugnação de mandato de Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro decidiu na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa) reabrir uma ação que pede a impugnação do mandato da Presidente do país, Dilma Rousseff, e do seu vice, Michel Temer.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Ueslei Marcelino / Reuters

Na ação, o principal partido opositor ao Governo, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), alega que houve abusos durante a campanha eleitoral de Rousseff em 2014 relacionados, entre outros aspetos, com desvios uso indevido de equipamentos públicos e fraude e irregularidades nos gastos de campanha.

É a primeira vez que este tipo de processo é instaurado contra um Presidente no Brasil. Rousseff, Temer e os respetivos partidos, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), terão de apresentar as suas defesas ao tribunal.

O TSE irá, agora, julgar o mérito da questão.

Lusa

  • Défice caiu mais de 2,6 mil milhões de euros até outubro

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 1.838 milhões de euros até outubro, bem abaixo dos cerca de 4.500 milhões de há um ano. É "uma melhoria de 2.664 milhões de euros" em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Ministério das Finanças.

  • O que têm ice tea, colas e leite com chocolate em comum? O PAN explica
    1:36
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34