sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal reabre processo que pede impugnação de mandato de Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro decidiu na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa) reabrir uma ação que pede a impugnação do mandato da Presidente do país, Dilma Rousseff, e do seu vice, Michel Temer.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Ueslei Marcelino / Reuters

Na ação, o principal partido opositor ao Governo, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), alega que houve abusos durante a campanha eleitoral de Rousseff em 2014 relacionados, entre outros aspetos, com desvios uso indevido de equipamentos públicos e fraude e irregularidades nos gastos de campanha.

É a primeira vez que este tipo de processo é instaurado contra um Presidente no Brasil. Rousseff, Temer e os respetivos partidos, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), terão de apresentar as suas defesas ao tribunal.

O TSE irá, agora, julgar o mérito da questão.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.