sicnot

Perfil

Mundo

Novo tiroteio num campus universitário nos EUA faz 1 morto e 3 feridos

Um atirador matou uma pessoa e feriu outras três na noite de quinta-feira numa universidade no estado norte-americano do Arizona, divulgaram hoje os responsáveis do estabelecimento de ensino.

SIC

Este incidente acontece uma semana depois de outro tiroteio em outro campus universitário norte-americano que fez nove mortos.

"Informações confirmadas: quatro vítimas, um morto e três feridos. O atirador está sob custódia policial. A situação está controlada. O campus não está sob ordem de recolhimento", escreveram os responsáveis pela Universidade de Northern Arizona (NAU) na rede social Twitter.

A NAU está localizada na cidade de Flagstaff, no Arizona, na região sudoeste dos Estados Unidos.

Os motivos do presumível autor do tiroteio ainda não são conhecidos e as autoridades locais não confirmaram, até ao momento, se as vítimas são estudantes da universidade.

Está prevista para hoje à tarde uma conferência de imprensa no campus universitário.

Na semana passada, um jovem de 26 anos, fortemente armado, matou nove pessoas no campus universitário de Umpqua, Roseburg, no estado de Oregon (noroeste). Depois dos disparos, o atirador, identificado como Chris Harper Mercer, suicidou-se.

Este caso veio relançar o polémico debate sobre o controlo de armas nos Estados Unidos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai hoje encontrar-se com as famílias das vítimas do tiroteio de Roseburg.

Algumas horas depois do tiroteio no campus universitário de Umpqua, ocorrido no passado dia 01 de outubro, Obama expressou a sua emoção e a sua indignação, criticando a "inércia" do Congresso norte-americano, de maioria republicana, que recusa legislar regras mais restritas para a venda de armas nos Estados Unidos.

Lusa

  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • O que separa a Catalunha do resto de Espanha?
    2:12

    Mundo

    Desde 1640, as revoltas catalãs representam a vontade pela distância e pela independência. Numa região que não é reconhecida formalmente como Nação, na Catalunha entende-se e fala-se mais castelhano do que catalão. Mas o que realmente separa a Catalunha do resto de Espanha?

  • A corrida ao iPhone 8 no Japão, China e Austrália
    2:04
  • Óculos inteligentes permitem controlar telemóvel com o nariz
    1:05
  • Defesa de Sócrates diz que junção do caso Rio Forte à Operação Marquês é ilegal
    0:50

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates diz que a junção do caso Rio Forte à Operação Marquês é ilegal. A aplicação de 900 milhões de euros da PT no BES foi anexada ao processo, por suspeita de luvas pagas por Ricardo Salgado a Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, também arguidos. A defesa do antigo primeiro-ministro já contestou a decisão. Diz que é uma forma de confundir o processo para ocultar, mais uma vez, a falta de provas contra Sócrates.

  • Família Portugal Ramos
    15:01