sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon diz que paz e desenvolvimento devem estar "de mãos dadas"

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinhou na sexta-feira, em Lima, a importância de manter "o desenvolvimento e a paz de mãos dadas", durante a participação num painel sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Kevin Hagen

Ban Ki-moon participou num painel com o Presidente do Peru, Ollanta Humala, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Justine Greening.

O representante máximo da ONU recordou os desafios que o mundo enfrenta para solucionar conflitos e avançar com os objetivos de desenvolvimento, estabelecidos em setembro em Nova Iorque.

Nesse sentido, afirmou que "o desenvolvimento e a paz devem estar de mãos dadas, porque quando há desespero, a única saída é recorrer à violência para solucionar os problemas".

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.