sicnot

Perfil

Mundo

Ex-ministro de Thatcher, Geoffrey Howe, morre aos 88 anos

O antigo vice-primeiro-ministro de Margaret Thatcher, Geoffrey Howe, que desempenhou um papel decisivo na sua queda, morreu hoje aos 88 anos, provavelmente de ataque cardíaco, anunciaram hoje familiares.

"É com muita tristeza que a família Howe anuncia hoje a morte inesperada de Geoffrey Howe, ontem [sexta-feira] à noite, aos 88 anos, na sua casa Warwickshire", informou a família num comunicado.

Geoffrey Howe foi um dos principais ideólogos da política económica de Margaret Thatcher e um europeísta convicto.

"A famílias dos conservadores perdeu um dos seus grandes" homens, declarou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prestando homenagem a um "homem amável, gentil e profundamente atencioso", dotado de "coragem" e que "nunca deixou de dar conselhos importantes e sensatos".

Geoffrey Howe foi o ministro que mais tempo se manteve em funções no governo Thatcher, ocupando sucessivamente os cargos de ministro das Finanças, dos Negócios Estrangeiros e, mais tarde, vice-primeiro-ministro.

Foi também líder do partido conservador na Câmara dos Comuns.

Em novembro de 1990, anunciou a demissão num discurso perante a Câmara dos Comuns, no qual atacou violentamente a política europeia de Margaret Thatcher e a sua recusa categórica da adesão do Reino Unido ao projeto da moeda única.

O discurso provocou uma crise no partido conservador que culminou com a queda de Margaret Thatcher, três semanas depois.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.