sicnot

Perfil

Mundo

Ex-ministro de Thatcher, Geoffrey Howe, morre aos 88 anos

O antigo vice-primeiro-ministro de Margaret Thatcher, Geoffrey Howe, que desempenhou um papel decisivo na sua queda, morreu hoje aos 88 anos, provavelmente de ataque cardíaco, anunciaram hoje familiares.

"É com muita tristeza que a família Howe anuncia hoje a morte inesperada de Geoffrey Howe, ontem [sexta-feira] à noite, aos 88 anos, na sua casa Warwickshire", informou a família num comunicado.

Geoffrey Howe foi um dos principais ideólogos da política económica de Margaret Thatcher e um europeísta convicto.

"A famílias dos conservadores perdeu um dos seus grandes" homens, declarou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prestando homenagem a um "homem amável, gentil e profundamente atencioso", dotado de "coragem" e que "nunca deixou de dar conselhos importantes e sensatos".

Geoffrey Howe foi o ministro que mais tempo se manteve em funções no governo Thatcher, ocupando sucessivamente os cargos de ministro das Finanças, dos Negócios Estrangeiros e, mais tarde, vice-primeiro-ministro.

Foi também líder do partido conservador na Câmara dos Comuns.

Em novembro de 1990, anunciou a demissão num discurso perante a Câmara dos Comuns, no qual atacou violentamente a política europeia de Margaret Thatcher e a sua recusa categórica da adesão do Reino Unido ao projeto da moeda única.

O discurso provocou uma crise no partido conservador que culminou com a queda de Margaret Thatcher, três semanas depois.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.