sicnot

Perfil

Mundo

Lukashenko reeleito Presidente da Bielorrúsia com 83,49% dos votos

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, foi reeleito para um quinto mandato, com 83,49% dos votos, nas eleições que decorreram no domingo, revelou hoje a chefe da comissão eleitoral.

© Vasily Fedosenko / Reuters

Os resultados do escrutínio, que foram divulgados por Lidiya Yermoshina durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão e publicados no portal oficial da comissão eleitoral, são, contudo, formalmente preliminares, devendo ser posteriormente confirmados.

Trata-se do melhor resultado alcançado por Lukashenko, de 61 anos, e no poder desde 1994.

Segundo a comissão eleitoral, a taxa de participação foi de 86,75%.

Regularmente acusado de atentados aos direitos humanos, de reprimir a oposição e de amordaçar a imprensa, Lukachenko, multiplicou nos últimos meses os gestos de "boa vontade" e, no verão, libertou os últimos presos políticos bielorussos.

Fontes oficiais da União Europeia deram conta da possibilidade de serem levantadas as sanções contra Lukashenko, impostas desde 2011, desde que a eleição fosse considerada aceitável e não fosse marcada por duras repressões.

Lukashenko venceu as anteriores presidenciais, em 2010, com 79,6% dos votos, um resultado contestado que conduziu a massivos protestos nas ruas. Em 2006, ganhou com 83%.

Lusa

  • Ucrânia e Rússia preparam plano de cessar-fogo
    2:20

    Mundo

    Ucrânia e a Rússia estão a preparar um plano de cessar-fogo. Vladimir Putin e Petro Poroshenko estiveram frente-a-frente, na presença dos Presidentes da Bielorússia e do Cazaquistão e da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que considerou o encontro cordial e positivo.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..