sicnot

Perfil

Mundo

Lukashenko reeleito Presidente da Bielorrúsia com 83,49% dos votos

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, foi reeleito para um quinto mandato, com 83,49% dos votos, nas eleições que decorreram no domingo, revelou hoje a chefe da comissão eleitoral.

© Vasily Fedosenko / Reuters

Os resultados do escrutínio, que foram divulgados por Lidiya Yermoshina durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão e publicados no portal oficial da comissão eleitoral, são, contudo, formalmente preliminares, devendo ser posteriormente confirmados.

Trata-se do melhor resultado alcançado por Lukashenko, de 61 anos, e no poder desde 1994.

Segundo a comissão eleitoral, a taxa de participação foi de 86,75%.

Regularmente acusado de atentados aos direitos humanos, de reprimir a oposição e de amordaçar a imprensa, Lukachenko, multiplicou nos últimos meses os gestos de "boa vontade" e, no verão, libertou os últimos presos políticos bielorussos.

Fontes oficiais da União Europeia deram conta da possibilidade de serem levantadas as sanções contra Lukashenko, impostas desde 2011, desde que a eleição fosse considerada aceitável e não fosse marcada por duras repressões.

Lukashenko venceu as anteriores presidenciais, em 2010, com 79,6% dos votos, um resultado contestado que conduziu a massivos protestos nas ruas. Em 2006, ganhou com 83%.

Lusa

  • Ucrânia e Rússia preparam plano de cessar-fogo
    2:20

    Mundo

    Ucrânia e a Rússia estão a preparar um plano de cessar-fogo. Vladimir Putin e Petro Poroshenko estiveram frente-a-frente, na presença dos Presidentes da Bielorússia e do Cazaquistão e da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que considerou o encontro cordial e positivo.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.