sicnot

Perfil

Mundo

Lukashenko reeleito Presidente da Bielorrúsia com 83,49% dos votos

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, foi reeleito para um quinto mandato, com 83,49% dos votos, nas eleições que decorreram no domingo, revelou hoje a chefe da comissão eleitoral.

© Vasily Fedosenko / Reuters

Os resultados do escrutínio, que foram divulgados por Lidiya Yermoshina durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão e publicados no portal oficial da comissão eleitoral, são, contudo, formalmente preliminares, devendo ser posteriormente confirmados.

Trata-se do melhor resultado alcançado por Lukashenko, de 61 anos, e no poder desde 1994.

Segundo a comissão eleitoral, a taxa de participação foi de 86,75%.

Regularmente acusado de atentados aos direitos humanos, de reprimir a oposição e de amordaçar a imprensa, Lukachenko, multiplicou nos últimos meses os gestos de "boa vontade" e, no verão, libertou os últimos presos políticos bielorussos.

Fontes oficiais da União Europeia deram conta da possibilidade de serem levantadas as sanções contra Lukashenko, impostas desde 2011, desde que a eleição fosse considerada aceitável e não fosse marcada por duras repressões.

Lukashenko venceu as anteriores presidenciais, em 2010, com 79,6% dos votos, um resultado contestado que conduziu a massivos protestos nas ruas. Em 2006, ganhou com 83%.

Lusa

  • Ucrânia e Rússia preparam plano de cessar-fogo
    2:20

    Mundo

    Ucrânia e a Rússia estão a preparar um plano de cessar-fogo. Vladimir Putin e Petro Poroshenko estiveram frente-a-frente, na presença dos Presidentes da Bielorússia e do Cazaquistão e da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que considerou o encontro cordial e positivo.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.