sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de "hipsters" confundido por radicais do Estado Islâmico

Um grupo de homens barbudos que posavam para a fotografia com uma bandeira negra numa localidade rural da Suécia foi confundido por militantes do Estado Islâmico. A polícia foi chamada ao local.

http://beardedvillainssweden.se/

Andreas Fransson estava com os amigos nas ruínas do Castelo Brahehus, no sul da Suécia. Consigo tinham uma bandeira negra, quando foram surpreendidos por dois polícias.

"Disse-nos que um motorista afirmou ter visto um encontro de terroristas do Estado Islâmico", conta Fransson, que trabalha na Bearded Villains, uma organização de caridade.

Os dois polícias acabaram por dar uma "bela gargalhada" quando se aperceberam da situação e regressaram ao carro patrulha "com um sorriso nos lábios", conta.

Fransson admitiu, porém, que a bandeira da organização que representa pode facilmente ser confundida pela do grupo terrorista.

"Pertencemos a um clube que é parte de uma associação criada nos Estados Unidos - a Bearded Villains -, que luta contra a injustiça, a homofobia, o racismo e a opressão. A bandeira passa de clube em clube por todo o mundo e tiramos fotografias com ela para mostrar a nossa comunidade", explica.

"Foi um incidente engraçado, mas é uma vergonha sermos associados ao Estado Islâmico, dado o nosso trabalho de caridade", diz Fransson.

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.