sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de "hipsters" confundido por radicais do Estado Islâmico

Um grupo de homens barbudos que posavam para a fotografia com uma bandeira negra numa localidade rural da Suécia foi confundido por militantes do Estado Islâmico. A polícia foi chamada ao local.

http://beardedvillainssweden.se/

Andreas Fransson estava com os amigos nas ruínas do Castelo Brahehus, no sul da Suécia. Consigo tinham uma bandeira negra, quando foram surpreendidos por dois polícias.

"Disse-nos que um motorista afirmou ter visto um encontro de terroristas do Estado Islâmico", conta Fransson, que trabalha na Bearded Villains, uma organização de caridade.

Os dois polícias acabaram por dar uma "bela gargalhada" quando se aperceberam da situação e regressaram ao carro patrulha "com um sorriso nos lábios", conta.

Fransson admitiu, porém, que a bandeira da organização que representa pode facilmente ser confundida pela do grupo terrorista.

"Pertencemos a um clube que é parte de uma associação criada nos Estados Unidos - a Bearded Villains -, que luta contra a injustiça, a homofobia, o racismo e a opressão. A bandeira passa de clube em clube por todo o mundo e tiramos fotografias com ela para mostrar a nossa comunidade", explica.

"Foi um incidente engraçado, mas é uma vergonha sermos associados ao Estado Islâmico, dado o nosso trabalho de caridade", diz Fransson.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57